Neoseiulus californicus

O ácaro predador Neoseiulus californicus (anteriormente Amblyseius californicus) é comumente utilizado para o controle biológico de pragas de ácaro-aranha. Embora o Neoseiulus californicus prefira ácaros, ele também pode se alimentar de outras fontes de alimento, como outros ácaros, tripes ou pólen. Esse ácaro predador é mais tolerante a temperaturas mais altas, umidades mais baixas e pesticidas do que o Phytoseiulus persimilis. Ele pode sobreviver por mais tempo do que o Phytoseiulus persimilis quando os ácaros são escassos e pode controlar populações de ácaros pequenos de forma mais eficaz a longo prazo.

Play

Neoseiulus californicus para controle de pragas

Neoseiulus californicus é utilizado para o controle das seguintes pragas:

  • Ácaro-aranha

Os ácarosNeoseiulus californicus procuram ativamente e atacam várias espécies de ácaros, inclusive o Ácaro Da Aranha De Duas Manchas (Tetranychus urticae). O ácaro predador também pode se alimentar de outras fontes de alimento, como outros ácaros, tripes ou pólen.

Comportamento de alimentação do Neoseiulus californicus

O Neoseiulus californicus é um predador seletivo de ácaros tetraniquídeos, ou seja, prefere se alimentar de ácaros Presa, mas também pode se alimentar e sobreviver com outras presas, incluindo outros ácaros, tripes ou pólen. Os ácaros predadores perfuram suas presas e sugam o conteúdo. Ao se alimentar do Ácaro Da Aranha De Duas Manchas (Tetranychus urticae), o Neoseiulus californicus mostra preferência por estágios imaturos (ovos, larvas e ninfas) em vez de adultos. No entanto, as fêmeas adultas se alimentam de todos os estágios do Ácaro Da Aranha De Duas Manchas (Tetranychus urticae) , enquanto as larvas se alimentam principalmente de ovos e as ninfas de ovos, larvas e ninfas.

Assim como o Phytoseiulus persimilis, o Neoseiulus californicus pode se mover facilmente dentro das teias do ácaro-aranha. Quando há ácaros, ele se alimenta preferencialmente deles e o desenvolvimento da população é muito mais rápido com uma dieta de ácaros do que com outras fontes de alimento. Eles também podem sobreviver por mais tempo do que o Phytoseiulus persimilis na ausência total de alimento, permanecendo na cultura para aguardar a chegada de novas presas.

Ciclo de vida do Neoseiulus californicus

Os estágios de desenvolvimento são os mesmos de outros membros da família Phytoseiidae: ovo, larva, proto- e deutoninfa, e machos e fêmeas adultos. Os ácaros adultos são mais leves e têm um corpo mais achatado e alongado do que o Phytoseiulus persimilis. Eles se assemelham muito a outros ácaros predadores utilizados para o controle biológico, como Neoseiulus cucumeris, Amblyseius swirskii ou Amblydromalus limonicus. Eles têm cerca de 0,4 mm de comprimento. Os ovos são ovais, de cor transparente a branca e são depositados na parte inferior das folhas. São menores do que os de Phytoseiulus persimilis, mas semelhantes aos ovos de outros ácaros predadores, como, por exemplo, Amblyseius swirskii ou Amblydromalus limonicus. As larvas têm três pares de pernas e, ao contrário das larvas do Phytoseiulus persimilis, alimentam-se de ovos de ácaro-aranha. As ninfas e os adultos são de cor branca transparente. Em muitos casos, a cor do alimento ingerido brilha através da pele e aparece como uma marca em forma de X no dorso. Se o suprimento de alimento estiver ausente por algum tempo, eles se tornam mais finos e com uma cor transparente clara uniforme.

Melhores condições para utilizar o Neoseiulus californicus

O Neoseiulus californicus é mais eficaz em temperaturas entre 13 e 32 °C (55 e 90 °F) e é sensível à umidade relativa abaixo de 60%.

Play

Neoseiulus californicus em garrafas

O ácaro predador Neoseiulus californicus está disponível em um frasco (Spical).

  • Vire e agite o frasco suavemente antes de usar
  • Empurre o centro da tampa para abrir o orifício de dosagem
  • Polvilhe cuidadosamente o material sobre as folhas
  • Certifique-se de que o material permaneça nas folhas por pelo menos algumas horas após a introdução
  • Também pode ser aplicado com o (Mini)-Air(o)bug

A dosagem do Spical depende do clima, da cultura e da densidade de pragas e deve ser sempre ajustada à situação específica. Inicie a introdução assim que os primeiros ácaros da praga forem detectados na cultura. As taxas de introdução normalmente alcançam de 25 a 125 por m2/liberação. As liberações devem ser repetidas pelo menos cinco vezes em intervalos semanais. Consulte um consultor da Koppert ou um distribuidor reconhecido de produtos Koppert para obter orientação sobre a melhor estratégia para sua situação.

Play

Neoseiulus californicus em sachês

O ácaro predador Neoseiulus californicus também está disponível em sachês de reprodução (Spical-Plus, Spical Ulti-Ácaro). Nesse caso, os ácaros predadores se multiplicam no sachê e se dispersam na cultura ao longo de várias semanas.

  • Pendure os sachês em locais abrigados na cultura, evitando pendurá-los sob a luz direta do sol
  • Os sachês já têm um orifício de saída
  • Segure os sachês pela tira de papelão na parte superior para evitar danificar os ácaros predadores.

A dosagem de Spical-Plus e Spical Ulti-Ácaro depende do clima, da cultura e da densidade de pragas e deve ser sempre ajustada à situação específica. Inicie a introdução preventivamente ou assim que os primeiros ácaros forem detectados na cultura. Utilize pelo menos 4.000 sachês por hectare e pendure-os uniformemente espaçados na cultura. A liberação deve ser repetida após 4 semanas se a praga não for controlada. Consulte um consultor da Koppert ou um distribuidor reconhecido de produtos Koppert para obter orientação sobre a melhor estratégia para sua situação.

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.