Nematoides benéficos

O que são nematoides?

Os nematoides, comumente chamados de lombrigas, são um grupo diversificado de vermes pertencentes ao filo Nematoda. Os nematoides são caracterizados por seus corpos cilíndricos e não segmentados, e têm tamanhos variados, que vão desde microscópicos até vários centímetros de comprimento. Os nematoides desempenham várias funções nos ecossistemas. Alguns são de vida livre, alimentando-se de matéria orgânica no solo ou na água, e são essenciais para a reciclagem de nutrientes. Outros são chamados de nematoides parasitas, infectando plantas, insetos, animais ou seres humanos. Existem cerca de 25.000 espécies nomeadas, mas o número estimado de espécies está na casa dos milhões. Os nematoides também são chamados de lombrigas, lombrigas de rosca e lombrigas de enguia.

Tipos de nematoides

Na agricultura, os tipos mais importantes de nematoides são os nematoides parasitas. Mais especificamente, os nematoides parasitas de insetos e os nematoides parasitas de plantas.

Nematoides parasitas de insetos

Os nematoides parasitas de insetos, muitas vezes chamados de nematoides entomopatogênicos ou nematoides benéficos, são um grupo de nematoides parasitas que têm uma relação única com os insetos. Esses nematoides são predadores naturais de vários insetos e desempenham um papel crucial no Controle Biológico de Pragas, o que os torna benéficos para a agricultura e a horticultura. Esses nematoides não são prejudiciais aos seres humanos, animais ou plantas, mas são altamente eficazes no controle de insetos nocivos.

Nematoides parasitas de plantas

Os nematoides parasitas de plantas são um grupo de nematoides parasitas que infestam e danificam as plantas, causando problemas significativos na agricultura e na horticultura. Esses nematoides são prejudiciais à saúde das culturas e podem causar perdas de rendimento. Eles se alimentam das raízes das plantas, interrompendo a capacidade das plantas de absorver água e nutrientes, o que acaba afetando seu crescimento e sua produtividade.

Os tipos mais comuns de nematoides parasitas de plantas são os nematoides de enraizamento, os nematoides de cisto, os nematoides de lesão, os nematoides espiralados e os nematoides dagger.

Nematoides benéficos para o controle de pragas

Os nematoides para controle de pragas, muitas vezes chamados de nematoides entomopatogênicos ou nematoides benéficos, são lombrigas microscópicas que servem como agentes naturais para o controle biológico de pragas. Os nematoides benéficos são altamente específicos em sua escolha de hospedeiros e não prejudicam insetos benéficos, seres humanos ou animais. As pragas comuns visadas por esses nematoides incluem vários insetos larvais, como larvas e gorgulhos (larvas de Coleoptera), lagartas (Lepidoptera), larvas de moscas (Diptera), Tripes (Thysanoptera) e muitas outras pragas que vivem no solo.

Benefícios dos nematoides

Utilizar nematoides benéficos para o controle de pragas oferece vários benefícios importantes:

  • Solução biológica de ação rápida
  • À prova de resistência - as pragas não conseguem criar resistência
  • Pode ser aplicado com equipamento de pulverização comum
  • Compatibilidade com a maioria das pesticidas
  • Não deixa resíduos

Quais são as pragas que os nematoides controlam?

Os nematoides benéficos são agentes biológicos eficazes para o controle de um amplo alcance de insetos nocivos e pragas. Os nematoides são inimigos naturais de larvas e gorgulhos, lagartas, tripes, vermes, jaquetas de couro e um grande grupo de larvas de moscas, como mosquitos de fungo, moscas Da Cebola, moscas Da Costa, moscas Da Cebola e outras. Os nematoides se encaixam perfeitamente nos programas de IPM devido à sua compatibilidade com a maioria dos pesticidas. Eles reduzem a dependência de pesticidas químicos e promovem práticas de gerenciamento de pragas sustentáveis e ecologicamente corretas. Aqui estão algumas das pragas comuns que os nematoides benéficos podem controlar:

  • Nematoides para controle de larvas
    Nematoides para controle de larvas

    Os nematoides benéficos controlam efetivamente as larvas. As larvas são o estágio larval de várias espécies de besouros, incluindo os besouros japoneses e os besouros de junho. Elas são branco-creme, têm formato de C e são normalmente encontradas no solo, onde se alimentam das raízes de gramíneas e outras plantas. As larvas são pragas notórias em gramados, jardins e frutas macias, pois sua alimentação pode causar danos significativos às raízes das plantas, causando enraizamento e manchas marrons na grama.

    Especificamente, a espécie de nematoide benéfico Heterorhabditis bacteriophora é utilizada para o controle de larvas. Esses nematoides parasitam as larvas entrando em seus corpos e liberando bactérias simbióticas, que matam rapidamente as larvas. Os nematoides benéficos são um método natural e ecologicamente correto de controlar as populações de larvas em gramados e jardins, reduzindo a necessidade de pesticidas químicos.

    A Koppert oferece soluções de nematoides adaptadas a segmentos específicos do mercado. O Larvanem foi desenvolvido para uma variedade de culturas em estufas, o Sportnem-H é ideal para gramados e o Capyphor é específico para culturas ao ar livre.

    White grub cockchafer Melolontha melolontha Larva
  • Nematoides para controle de tripes
    Nematoides para controle de tripes

    Os nematoides benéficos provaram ser uma ferramenta valiosa para o controle de tripes, que são insetos minúsculos conhecidos por sua capacidade de danificar uma ampla gama de culturas e plantas ornamentais. Os tripes se alimentam da seiva das plantas, deixando para trás manchas prateadas ou descoloridas e causando distorção ou cicatrizes nas folhas e flores.

    Os nematoides são mais eficazes contra os tripes nos estágios larval, pré-pupal e pupal que vivem no solo. As larvas encontradas nas plantas e os adultos também são suscetíveis à infecção por nematoides, dependendo da arquitetura da cultura e das condições ambientais. Para utilizar nematoides para o controle de tripes, eles são normalmente aplicados ao solo na zona radicular das plantas infestadas, garantindo que entrem em contato com as pupas de tripes.

    Para o controle de tripes, a espécie mais comumente utilizada de nematoides benéficos é a Steinernema feltiae. A Koppert oferece soluções de nematoides adaptadas a segmentos específicos do mercado. O Entonem foi desenvolvido para uma variedade de culturas em estufas e para o verde urbano. Como parte de um manejo integrado de pragas, o Capirel foi desenvolvido para o controle de pragas em culturas de allium.

    Western Flower Thrips Frankliniella occidentalis on a leaf
  • Nematoides para controle de lagartas
    Nematoides para controle de lagartas

    Para o controle de lagartas, os nematoides benéficos são aliados muito eficazes. Os nematoides são mais eficazes contra as lagartas em seus estágios larvais vulneráveis (larvas de borboletas e mariposas). As lagartas são pragas vorazes que podem causar danos significativos a várias culturas e plantas ornamentais. Várias espécies de nematoides benéficos são eficazes no controle de lagartas, incluindo Steinernema feltiae e Steinernema carpocapsae.

    A Koppert oferece soluções de nematoides adaptadas a segmentos específicos do mercado. A escolha das espécies de nematoides pode depender das espécies específicas de lagartas que afetam as plantas-alvo e das condições ambientais. O timing da aplicação é crucial para atingir as lagartas no solo ou nas superfícies das plantas.

    O Sportnem-T gerencia com eficácia lagartas e lagarta em gramados, o Capsanem é feito sob medida para controlar lagartas em culturas em estufas, enquanto o Casea e o Capirel são as opções ideais para o controle de lagartas em pomares, frutas vermelhas, culturas ao ar livre e árvores urbanas. O Entonem foi desenvolvido para ser utilizado para um amplo alcance de culturas em estufas e espaços verdes urbanos.

    Soybean looper Chrysodeixis includens Larva
  • Nematoides para controle de mosquitos de fungo
    Nematoides para controle de mosquitos de fungo

    Os nematoides podem ser utilizados para o controle eficaz de fungus gnats, pequenas moscas que podem ser um problema em estufas e ambientes internos de plantas. As larvas do mosquito do fungo se alimentam de matéria orgânica no solo e podem danificar o enraizamento das plantas.

    Steinernema feltiae é uma espécie de nematoide comumente utilizada para o controle de fungus gnat em culturas ao ar livre e em estufas. Os nematoides podem ser aplicados no solo ou no meio de cultivo, garantindo que entrem em contato com as larvas do mosquito do fungo.

    A Koppert fornece soluções de nematoides adaptadas a segmentos específicos do mercado. O Entonem controla eficazmente os mosquitos do fungo em uma variedade de culturas em estufas e espaços verdes urbanos. O Scia-Rid é a escolha preferida para o controle de mosquitos de fungo no cultivo de cogumelos.

    Sciarid fly Bradysia paupera Larval stage
  • Nematoides para o controle de moscas do guindaste e jaquetas de couro
    Nematoides para o controle de moscas do guindaste e jaquetas de couro

    Os nematoides benéficos são eficazes no controle da mosca do guindaste, que é uma praga comum em gramados e gramas de grama. As larvas da mosca Do Guindaste, também conhecidas como jaquetas de couro, podem causar danos significativos ao se alimentarem das raízes da grama.

    O Steinernema carpocapsae é uma espécie de nematoide comumente utilizada para o controle da mosca do guindaste e dos jacarés. Os nematoides são normalmente aplicados ao solo em áreas onde essas pragas estão ativas, garantindo que entrem em contato com as larvas-alvo. Essa abordagem ecológica para o controle de pragas reduz a necessidade de pesticidas químicos e ajuda a manter gramados e gramas saudáveis.

    A Koppert oferece soluções para nematoides adaptadas a segmentos específicos do mercado. O Sportnem-T é utilizado para o controle de moscas do guindaste e jaquetas de couro em gramados. Capsanem é a solução para o controle da mosca do guindaste e do coleóptero em culturas protegidas/protegidas e em gramados urbanos. Casea é a escolha para o controle da mosca do guindaste e da jaqueta de couro em vegetais ao ar livre.

    European crane fly Tipula spp.
  • Nematoides para controle de moscas da costa
    Nematoides para controle de moscas da costa

    Os nematoides também podem ser utilizados para o controle de moscas da costa, que são pragas comuns em estufas e ambientes internos de plantas. As larvas da mosca-das-costas podem danificar as plantas ao se alimentarem dos pelos das raízes e da matéria orgânica no meio de cultivo. Steinernema feltiae (Entonem) e Steinernema carpocapsae (Capsanem) são espécies de nematoides comumente utilizadas para o controle da mosca-das-costas em culturas ao ar livre e em estufas. Os nematoides podem ser aplicados ao meio de cultivo para garantir que entrem em contato com as larvas da mosca-da-terra.

    Shore fly Scatella stagnalis Adult
  • Nematoides para controle de wireworms
    Nematoides para controle de wireworms

    Os nematoides podem ser utilizados de forma eficaz para controlar os wireworms, que são o estágio larval dos besouros click. Os wireworms são conhecidos por seus hábitos alimentares destrutivos, pois podem danificar as raízes, as sementes e as partes subterrâneas das plantas de várias culturas.

    Tanto a Heterorhabditis bacteriophora quanto a Steinernema carpocapsae são espécies de nematoides comumente utilizadas para o controle de wireworms. Os nematoides são normalmente aplicados ao solo antes ou durante o plantio para garantir que entrem em contato com os vermes.

    Casea e Capyphor são utilizados para o controle de wireworms em vegetais de exterior, como batatas e tomates para processamento.

  • Nematoides para controle da mosca da cebola e da mosca do feijão
    Nematoides para controle da mosca da cebola e da mosca do feijão

    Os nematoides também podem ser empregados para controlar a mosca da cebola e a mosca da semente do feijão, que são pragas comuns que afetam a cebola e outras culturas de bulbos. Essas moscas depositam seus ovos perto da base das plantas, e as larvas resultantes, conhecidas como larvas da cebola, podem causar danos significativos ao escavar túneis e se alimentar dos bulbos.

    Steinernema feltiae é uma espécie de nematoide comumente utilizada para o controle da mosca da cebola e da mosca da semente do feijão. Os nematoides podem ser aplicados no solo ao redor das plantas para garantir que entrem em contato com as larvas da mosca. Essa abordagem natural e ecológica para o controle de moscas reduz a necessidade de pesticidas químicos e ajuda a proteger as culturas protegidas/protegidas de cebola e bulbos contra danos causados por pragas subterrâneas.

    A Koppert oferece os nematoides Capirel para o controle da mosca da cebola e da mosca da semente do feijão em muitas culturas, como cebola e feijão.

Play

Como funcionam os nematoides?

Os nematoides benéficos utilizam uma estratégia fascinante para parasitar e matar seus insetos hospedeiros. Veja a seguir como eles funcionam:

  1. Busca de hospedeiros: Os nematoides entomopatogênicos procuram ativamente por insetos hospedeiros em potencial. Eles são atrativos para seus hospedeiros ao detectar sinais químicos emitidos pelos insetos, como dióxido de carbono, calor e produtos químicos específicos.
  2. Penetração no hospedeiro: Quando localizam um hospedeiro adequado, os nematoides entram no corpo do hospedeiro por meio de aberturas naturais, como a boca, os espiráculos (tubos de respiração dos insetos), o ânus ou as áreas de cutícula macia. Alguns nematoides liberam enzimas para ajudar a digerir e amolecer a cutícula do hospedeiro, permitindo sua entrada.
  3. Liberação de bactérias simbióticas: Uma vez dentro do inseto hospedeiro, os nematoides liberam bactérias simbióticas, como as espécies Xenorhabdus ou Photorhabdus, na cavidade do corpo do inseto. Essas bactérias são essenciais para a estratégia parasitária do nematoide. As bactérias se multiplicam rapidamente, causando septicemia (uma infecção sanguínea letal) no inseto hospedeiro.
  4. Infecção bacteriana: As bactérias secretam toxinas e compostos antimicrobianos que matam o inseto hospedeiro em poucos dias. O hospedeiro fica imóvel e acaba morrendo devido à infecção bacteriana.
  5. Alimentação e reprodução: Os nematoides se alimentam das bactérias que se multiplicam e absorvem os nutrientes liberados pela atividade bacteriana. Isso fornece alimento para os nematoides e apoia sua reprodução. À medida que a população bacteriana no inseto hospedeiro continua a crescer, o mesmo ocorre com as populações de nematoides. Os nematoides se reproduzem, desenvolvendo-se em vários estágios juvenis até se tornarem adultos maduros.
  6. Emergência: Depois de consumir os tecidos do inseto hospedeiro e a bactéria, milhares de novos nematoides emergem do corpo do inseto morto. Esses nematoides recém-emergidos agora estão prontos para procurar novos hospedeiros e continuar o ciclo.

Espécies de nematoides benéficos

Várias espécies de nematoides benéficos são comumente utilizadas para o controle biológico de pragas. Esses nematoides desempenham um papel fundamental no controle de pragas de insetos e são considerados benéficos para a agricultura, a horticultura e os programas de manejo integrado de pragas. Algumas das espécies conhecidas de nematoides benéficos incluem:

  • Steinernema feltiae: Esses nematoides tolerantes ao frio são eficazes contra um amplo alcance de pragas que vivem no solo, incluindo mosquitos de fungo, moscas de raízes de vegetais, gorgulhos de raízes e outras larvas de insetos. Eles são comumente utilizados no manejo de pragas em estufas e viveiros e estão se tornando cada vez mais populares em pomares e culturas ao ar livre.
  • Steinernema carpocapsae: Essa espécie é conhecida por sua eficácia contra pragas como wireworms, várias lagartas e larvas de besouros e gorgulhos. Sua capacidade de se adaptar a diferentes temperaturas faz dela uma boa opção para o controle de lagartas em várias culturas.
  • Heterorhabditis bacteriophora: Esses nematoides são particularmente eficazes contra insetos que vivem no solo, como o besouro japonês, as larvas brancas e os gorgulhos das raízes. São utilizados para o manejo de gramados e para o controle de pragas em vários vegetais frutíferos, mirtilos e outras culturas de frutas macias.

Como aplicar nematoides

A aplicação de nematoides benéficos é um processo simples que garante que eles entrem em contato com os insetos-alvo. Os nematoides podem ser aplicados por via foliar ou no solo, dependendo da praga-alvo. Aqui está uma diretriz geral sobre como aplicar nematoides (sempre verifique o rótulo para obter orientações detalhadas sobre a aplicação):

  • Escolha a espécie certa de nematoides adaptada ao seu problema específico de pragas
  • Determine a quantidade necessária de nematoides com base na gravidade da infestação e na área de tratamento e conforme indicado nos rótulos dos produtos
  • Armazene os nematoides em um ambiente refrigerado para manter sua eficácia até o dia da aplicação
  • Crie uma suspensão de nematoides misturando-os com água, seguindo as instruções fornecidas
  • No caso de aplicação no solo: Certifique-se de que o solo ou o meio de cultivo esteja adequadamente úmido (não encharcado) para facilitar o movimento dos nematoides. Leve em conta também a temperatura do solo (consulte os rótulos dos produtos para obter informações detalhadas)
  • No caso da aplicação foliar, a umidade relativa do ar é outro fator importante a ser considerado para maximizar o sucesso (>75%)
  • O ideal é aplicar os nematoides durante períodos de luz UV moderada, como no início da manhã ou no final da tarde, e evitar alta intensidade da luz solar
  • Pulverize os nematoides uniformemente utilizando vários métodos como pulverizadores, sistemas de irrigação, drones etc. para ajudar os nematoides a atingir as larvas das pragas
  • Considere as aplicações de acompanhamento com base na gravidade das pragas e nas espécies de nematoides
  • Monitore e ajuste seu plano de tratamento conforme necessário

Histórias de sucesso

Recomendado para você

Nematoides em geral

  • O que são nematoides?
    O que são nematoides?

    Os nematoides são vermes microscópicos (0,6 a 1 mm), não segmentados, que ocorrem naturalmente no solo em todo o mundo.

  • Existem diferentes tipos de nematoides?
    Existem diferentes tipos de nematoides?

    Sim, existem nematoides entomopatogênicos (parasitas de insetos), nematoides fitopatogênicos e nematoides saprofíticos. Os nematoides entomopatogênicos são inimigos naturais de muitos insetos.

  • Todas as espécies de nematoides são inofensivas?
    Todas as espécies de nematoides são inofensivas?

    Não. Os nematoides fitopatogênicos causam danos às plantas. No entanto, os nematoides entomopatogênicos são 100% seguros para plantas, animais e humanos. Isso acontece porque apenas insetos podem ser hospedeiros deste grupo de nematoides. A maioria dos nematoides pertence ao grupo dos saprófitas. Estes nematoides são inofensivos e vivem de matéria orgânica morta fornecendo uma vida rica ao solo.

  • O que os nematoides entomopatogênicos fazem?
    O que os nematoides entomopatogênicos fazem?

    Os nematoides estão sempre à procura de um hospedeiro ou usando uma estratégia de emboscada para alcançá-lo. Quando estão em contato com um hospedeiro, eles tentam penetrá-lo através de uma abertura no corpo. Dentro do hospedeiro, os nematoides liberam uma bactéria que pode matar o hospedeiro muito rapidamente. Essa bactéria também faz com que o hospedeiro seja convertido em alimento para os nematoides. Este alimento permite que os nematoides completem seu ciclo de vida.

  • Existem diferentes tipos de nematoides entomopatogênicos?
    Existem diferentes tipos de nematoides entomopatogênicos?

    Sim. Os nematoides entomopatogênicos mais comuns pertencem ao gênero Heterorhabditis ou Steinernema. Além disso, existem vários outros gêneros e espécies, mas são encontrados em quantidades muito menores.

  • As bactérias liberadas são nocivas?
    As bactérias liberadas são nocivas?

    Não. Este grupo de bactérias só é nocivo aos insetos e não pode sobreviver fora de um inseto ou em organismos de sangue quente.

  • Os nematoides entomopatogênicos podem hibernar (em clima temperado)?
    Os nematoides entomopatogênicos podem hibernar (em clima temperado)?

    Não. Os nematoides não podem sobreviver em temperaturas muito baixas e nunca fora de um hospedeiro. Existe uma pequena chance de que os nematoides possam hibernar, mas somente se estiverem no hospedeiro e a temperatura não for muito baixa. No entanto, isso nunca acontece a ponto de haver uma quantidade considerável de nematoides disponíveis na primavera para que ocorra um efeito de controle suficiente.

  • Os nematoides entomopatogênicos agem em todas as fases do inseto?
    Os nematoides entomopatogênicos agem em todas as fases do inseto?

    Depende. Algumas pragas são suscetíveis à infecção por nematoides tanto na fase larval quanto na fase adulta, outras apenas durante a fase larval (e algumas apenas na fase adulta). Como regra geral, os nematoides atacam preferencialmente as larvas jovens, principalmente no caso de insetos grandes.

  • Os nematoides entomopatogênicos agem apenas quando aplicados no solo?
    Os nematoides entomopatogênicos agem apenas quando aplicados no solo?

    A maioria é dedicada a pragas do solo, mas para várias pragas acima do solo as aplicações foliares mostram boa eficácia, desde que os campos/estufas ofereçam as condições ideais de temperatura e umidade necessárias. Por exemplo, os nematoides podem ser usados contra pragas de palmeiras, lagartas, tripes, Nesidiocoris, besouro dos espargos, Tuta absoluta e várias mariposas e besouros

Aplicação

  • Qual nematoide devo usar?
    Qual nematoide devo usar?

    Entre em contato com seu consultor para obter as listas de pragas/alvos. Esta lista não está completa, pois estamos realizando bioensaios rotineiramente para descobrir novos alvos.

  • Como aplico os nematoides?
    Como aplico os nematoides?

    Os nematoides devem ser aplicados com água. Quando estiverem ressuspensos em água, a suspensão do nematoide pode ser dispersada utilizando os sistemas de pulverização/irrigação mais utilizados na agricultura e jardins: pulverizador de jato de ar, pulverizador de barra, drones, pulverizador costal, regador ou outros. Eles também podem ser dispersos através de sistemas de irrigação por gotejamento com preferência por sistemas de alta pressão e injetados através de um injetor Dosatron/Venturi. Remova os filtros se forem mais finos que 0,3 mm. Se houver alguma dúvida, remova todos os filtros.

  • Qual deve ser a pressão na bomba e na barra de pulverização?
    Qual deve ser a pressão na bomba e na barra de pulverização?

    A pressão no bico não pode exceder 20 bar (190 psi), com bicos convencionais de grande volume.

  • Por que o solo deve ser molhado antes/depois do tratamento?
    Por que o solo deve ser molhado antes/depois do tratamento?

    Os nematoides são sensíveis à seca. Se forem introduzidos em um substrato/solo seco, eles morrerão. Isso também ocorre quando o solo seca muito rapidamente após a aplicação. Além disso, eles usam a umidade em combinação com as partículas do solo para se mover. A dispersão não ocorre sem um filme de água.

  • Quanto tempo após a aplicação o substrato deve permanecer úmido?
    Quanto tempo após a aplicação o substrato deve permanecer úmido?

    Enquanto o solo não estiver seco, os nematoides sobreviverão e procurarão um hospedeiro. Portanto, é importante deixar o solo úmido por algumas semanas após a aplicação dos nematoides.

  • Posso aplicar os nematoides em todos os substratos/solos?
    Posso aplicar os nematoides em todos os substratos/solos?

    Não. Em particular, em lajes de lã de rocha limpas, eles não conseguem se manter bem e serão lavados com a drenagem. Por outro lado, o solo (de vaso), se não estiver muito seco, é sempre bom.

    Solos argilosos pesados também não são ideais para nematoides. Neste caso, são necessárias aplicações repetidas.

  • Quais são as condições ideais para aplicações foliares?
    Quais são as condições ideais para aplicações foliares?

    Os nematoides também podem ser usados contra várias pragas foliares (por exemplo, lagartas, tripes). Sua eficácia estará estritamente relacionada ao tempo de sobrevivência das folhas. Para garantir os melhores resultados, recomendamos o uso dos nematoides quando:

    • a umidade relativa for alta (> 75%); durante as madrugadas ou noites
    • a radiação solar for baixa; durante as madrugadas ou noites
    • a temperatura estiver idealmente entre 15 °C – 25 °C (59 – 77 °F)
    • Recomenda-se um adjuvante (peça adjuvantes compatíveis aos seus consultores locais)
  • Qual deve ser a temperatura da água de pulverização?
    Qual deve ser a temperatura da água de pulverização?

    De preferência em torno de 15 - 20°C (59 - 68°F), mas nunca acima de 25°C (77°F). Acima de 30°C (86°F), os nematoides morrerão rapidamente.

    Tenha cuidado com a bomba de recirculação que pode aquecer rapidamente a água do tanque de pulverização acima de 30 °C, principalmente nas estações quentes.

  • Por quanto tempo posso armazenar uma solução?
    Por quanto tempo posso armazenar uma solução?

    Quando os nematoides são ressuspensos em água, o volume total da suspensão deve ser pulverizado imediatamente. Portanto, uma suspensão não pode ser armazenada.

    Se a suspensão não for misturada, os nematoides afundarão e morrerão por falta de oxigênio. Portanto, uma suspensão deve ser sempre mantida em movimento ou aerada.

  • Quais valores de pH e CE são seguros?
    Quais valores de pH e CE são seguros?

    Valores de pH entre 4 a 8 e valores de CE até 5 são seguros para nematoides.

  • Com quais pesticidas/fungicidas posso misturar um produto nematoide?
    Com quais pesticidas/fungicidas posso misturar um produto nematoide?

    Os nematoides são bastante resistentes a muitos tipos de pesticidas e, portanto, podem ser simplesmente pulverizados após um tratamento com pesticidas ou mesmo misturados em tanques. Para obter uma lista completa de efeitos colaterais, verifique a Lista de Efeitos Colaterais Koppert em: https://sideeffects.koppert.com/side-effects ou baixe o aplicativo. A mistura em tanque com fertilizantes foliares deve ser evitada.

  • Quando posso esperar o efeito? Quando os nematoides agem?
    Quando posso esperar o efeito? Quando os nematoides agem?

    Sob condições ideais, um nematoide pode matar um inseto em 24 a 48 horas. Na prática, primeiro o nematoide terá que procurar um hospedeiro. Portanto, o efeito do tratamento é fortemente dependente da rapidez com que um nematoide encontra um hospedeiro.

  • O efeito é visível?
    O efeito é visível?

    As larvas infectadas mudam de cor devido ao crescimento das bactérias e nematoides. No caso de Heterorhabditis, a cor muda para rosa-avermelhado e de Steinernema, muda para amarelo-acastanhado. Na prática, as larvas de insetos infectados rapidamente se tornarão viscosas e, portanto, não serão mais encontradas. Na prática, a diminuição da pressão da praga é a única indicação de que a aplicação foi eficaz.

  • Por quanto tempo os nematoides agem/podem sobreviver após a aplicação?
    Por quanto tempo os nematoides agem/podem sobreviver após a aplicação?

    Sob as condições ideais e dependendo de suas reservas de energia, os nematoides podem permanecer vivos no solo por algumas semanas e procurar um hospedeiro.

Regulamentação

  • Preciso de uma licença de pulverização para aplicar nematoides?
    Preciso de uma licença de pulverização para aplicar nematoides?

    Os nematoides são considerados inimigos naturais na maioria dos países, portanto, não é necessária licença para a aplicação de nematoides.

  • Os nematoides requerem registro fitossanitário?
    Os nematoides requerem registro fitossanitário?

    Os nematoides são considerados inimigos naturais na maioria dos países, portanto, não é necessária licença para a aplicação de nematoides. Eles estão isentos de regulamentos de pesticidas. No entanto, alguns países podem exigir licenças locais. Em caso de dúvida, verifique com seu consultor local da Koppert e/ou suas autoridades locais.

  • Os nematoides são compatíveis com a agricultura orgânica?
    Os nematoides são compatíveis com a agricultura orgânica?

    Em muitos países são considerados inimigos naturais (macrorganismos) e, portanto, podem ser utilizados na agricultura orgânica. Os requisitos de registro local e as demandas de varejo podem ser diferentes, portanto, verifique sempre a situação local em seu país.

    Nossos produtos de nematoides Entonem e Capsanem são listados pela OMRI, o que significa que esta formulação foi revisada pela OMRI em relação aos padrões orgânicos dos EUA e do Canadá. Outros produtos estão em processo de certificação. Entre em contato com a subsidiária local da Koppert para obter mais informações.

Embalagem e formulação

  • Qual é a substância em que os nematoides estão embalados?
    Qual é a substância em que os nematoides estão embalados?

    Para que os nematoides sobrevivam durante o transporte e armazenamento, eles precisam ser embalados em um material transportador. Este material transportador biodegradável permite uma boa solubilidade e uma longa vida útil para um produto vivo.

  • O material transportador é nocivo para os seres humanos?
    O material transportador é nocivo para os seres humanos?

    Não, o material transportador não é nocivo para os seres humanos.

  • O material transportador é nocivo para o meio ambiente?
    O material transportador é nocivo para o meio ambiente?

    Não, o material transportador é biodegradável e não é nocivo para o meio ambiente, peixes, microrganismos e organismos do solo. Além disso, o material transportador se desintegra rapidamente no ambiente, liberando seus compostos naturais.

Manuseio e armazenamento

  • Como devo armazenar o produto?
    Como devo armazenar o produto?

    O produto deve ser armazenado em um refrigerador ventilado entre 2 e 6 °C (35 a 43 °F). Ao receber os nematoides, geralmente transportados em caixas refrigeradas, é altamente recomendável retirá-los da caixa refrigerada o mais rápido possível e armazená-los preferencialmente desempilhados, em geladeira ou câmara fria ventilada, entre 2 e 6 °C (35 a 43 °F). Isso aumentará a vida útil dos nematoides. O congelamento será letal.

    Se não for possível removê-los das caixas refrigeradas, mantenha a tampa das caixas aberta no momento do recebimento e coloque o produto na câmara fria o mais rápido possível.

  • Por quanto tempo posso armazenar o produto?
    Por quanto tempo posso armazenar o produto?

    Os nematoides podem ser armazenados em refrigerador ventilado até a data de validade. Para o armazenamento prolongado, é recomendável evitar empilhar as embalagens para manter uma boa circulação de ar.

  • Os nematoides estão mortos após atingir a data de validade?
    Os nematoides estão mortos após atingir a data de validade?

    Não. No entanto, não podemos mais garantir que a quantidade de nematoides indicada na embalagem ainda esteja ativa. Desta forma, a eficácia não pode mais ser garantida. Isso não significa que nenhum efeito seja esperado 1 semana após a “data de validade”.

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.