Categoria: Notícias
Data de publicação: outubro 28, 2020

Obrigado ABCBio

Obrigado ABCBio

Em um pequeno auditório da EMBRAPA Meio Ambiente, no ano de 2007, empresas e pesquisadores fundavam a ABCBio (Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico).

A entidade nascia com o objetivo de liderar o debate sobre profissionalização e regulamentação do segmento de biodefensivos agrícolas no Brasil, até então pouco difundido entre agricultores e governo. E com a missão de congregar as empresas produtoras de defensivos biológicos em um ambiente institucional único, de forma a defender bandeiras legítimas do setor, em prol da sustentabilidade na agricultura.

Treze anos depois, há unanimidade entre as empresas associadas sobre o cumprimento de sua missão e objetivos. Jovem e pujante, a entidade passa por um momento novo, onde a metamorfose presente nos debates técnicos de seu dia-a-dia pode ser analogamente utilizada para explicá-lo. Por um bom motivo, ela se funde a um novo conceito de associação setorial, a CropLife Brasil.

Diversos personagens tiveram papel fundamental na evolução da entidade, dentre eles representantes das empresas associadas, servidores da EMBRAPA, pesquisadores associados, parceiros. Para não correr o risco de injusta omissão, cito aqui a engenheira agrônoma Amália Piazentim Borsari, diretora executiva da associação, e em seu nome agradeço a todos os profissionais que contribuíram com a história da ABCBio até aqui.

Os defensivos biológicos habitavam um limbo regulatório antes do trabalho da ABCBio, que em inúmeras discussões com os órgãos regulamentadores MAPA, IBAMA e ANVISA, conseguiu inserir a classe de produtos na legislação de agrotóxicos e afins.

Longe de já viver um mundo ideal, pois o objetivo máximo desta luta é uma regulamentação específica para biológicos, há avanços inegáveis e segurança institucional para as empresas e instituições que investem em proteção biológica de cultivos no país.

E isso muda tudo na vida do agricultor, que passa por pressão da sociedade quanto ao uso dos agroquímicos e precisa constantemente entregar mais produtividade com maior sustentabilidade. Se o controle biológico era visto no passado como solução confinada à agricultura orgânica ou pequenas áreas, hoje ele já é uma realidade e representa mais de 1 Bilhão de Reais em compras pelos produtores, de todas as culturas.

De especialidade, passamos a fazer parte da cesta básica de insumos agrícolas, dentro da tendência inexorável de adoção de boas práticas no manejo de pragas e doenças que acometem lavouras.

Mas, se a agricultura global está em transformação, também está a ABCBio. Tecnologias de agricultura de precisão e conexão de dados da fazenda ao consumidor, exigem constante evolução da indústria de pesquisa e desenvolvimento de insumos. Agroquímicos, biodefensivos, biotecnologia e germoplasma são quatro pilares do atemporal conceito de MIP (Manejo Integrado de Pragas e Doenças).

Quando olhamos para as pautas e dores setoriais, comparando-se os quatro segmentos citados, notamos que há uma interposição de agendas que faz com que o esforço institucional seja também multiplicado por quatro, em muitas situações.

Para o bem do ambiente de negócios e o avanço das tecnologias em benefício do produtor, nada mais sensato do que modernizar e agregar as pautas, de forma a conectar as indústrias a este novo ecossistema, pemitindo que as inovações continuem chegando ao agricultor e gerando mais resultados da porteira para dentro.

Para tanto, ABCBio, ANDEF, AgroBio, CIB e Braspov se juntaram em uma nova e inédita associação, a CropLife Brasil. Embora homônima de outras associações internacionais, a Croplife Brasil possui estrutura única e pioneira, ao congregar de forma técnica e científica setores complementares, guardando suas diferenças em câmaras setoriais internas.

Assim despedimo-nos da ABCBio, que encerra formalmente suas atividades na data de

hoje, deixando um legado importante e grande responsabilidade à sua sucessora. A CropLife Brasil, daqui em diante, terá voz uníssona no debate sobre a construção do futuro da agricultura nacional, trazendo em seu portfolio, além de tecnologia, a bela história da ABCBio.

Obrigado ABCBio, bem vinda CropLife Brasil.

Piracicaba (SP), 23 de outubro de 2020.

Gustavo Ranzani Herrmann
Membro do Conselho da Croplife Brasil
Vice-Presidente da BPG (Bio Protection Global)
Diretor Comercial da Koppert do Brasil

abc_bio_novo_logo.jpg
Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.