Área de pesquisa e desenvolvimento passa por ampliação para atender à maior demanda
A área de pesquisa e desenvolvimento de microbiológicos da Koppert teve uma significativa ampliação nos últimos meses, com expansão do laboratório, que dobrou de tamanho e recebeu novas instalações como áreas exclusivas para formulações de produtos, tratamento de sementes, área para testes de acondicionamento e shelf life e câmara para o crescimento de plantas.
“Essas adequações proporcionaram melhorias em toda estrutura, dando continuidade ao trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novos agentes, produtos e soluções, e a contínua melhoria dos bioinsumos do portfólio da empresa”, explica Luciano Zappelini, gerente de produção e desenvolvimento da Koppert.
A ampliação teve um investimento de R$ 10 milhões nos últimos 18 meses e foi motivada pela constante busca da empresa por inovação e também pelo crescimento anual do uso de controle biológico de pragas e doenças pelos agricultores brasileiros.
“Com a maior utilização de microrganismos, há a necessidade de se colocar novos produtos no mercado, o que gera um aumento na demanda por pesquisas e inovação. Dessa forma, se eleva o número de projetos em desenvolvimento pela equipe de P&D, levando à aquisição de novos equipamentos e à necessidade de adequar o espaço físico para acomodá-los e garantir seu pleno funcionamento”, conta Zappelini.
Parte dos projetos de P&D são direcionados aos processos industriais, que melhoram a eficiência fabril, com ganhos como tempo de processo reduzido, aumento de concentração dos esporos dos fungos e estudo das enzimas e metabólitos produzidos.
“As melhorias de shelf life, bem como novas formulações, visam, além de facilitar o manuseio no campo, preservar o micro-organismo e garantir sua melhor performance nas lavouras.”