Categoria: Notícias
Data de publicação: outubro 27, 2022

Entrevista Ricardo Nicodemos

O agro está entre os setores mais admirados (68%) entre os entrevistados brasileiros, é o que mostra a pesquisa inédita intitulada “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro”, idealizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz. O levantamento mostra ainda que a imagem dos brasileiros mais associada ao agro é Alimento (78%). No total da amostra, com 4.215 entrevistas, a maioria (65%) declarou ter uma atitude positiva em relação ao agro. Quem já trabalhou ou tem parentes que trabalham no agronegócio tendem a avaliar o setor de maneira mais positiva: 84% e 80%, respectivamente.

Já o grupo distante ou desfavorável ao setor representa uma parcela significativa da população (33%). Este grupo é composto por 51% de respondentes na faixa de 15 a 29 anos: um público mais jovem e que é o consumidor do futuro. De uma maneira geral, a faixa etária de 30 a 59 anos tendeu a ser mais crítica que o total da amostra em aspectos ambientais. Para 38% das pessoas nesta faixa etária, o agro é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais do País, o dobro do total da amostra (19%).

Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) e idealizador e mentor do Movimento Todos A Uma Só Voz explica melhor os resultados:

BioJournal - Quais os principais resultados da pesquisa?

A pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, desenvolvida pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, nos trouxe muitos resultados e aprendizados importantes. Podemos sintetizar os resultados e descobertas em três grandes blocos:

No primeiro bloco, estão as constatações e as boas surpresas, como, por exemplo, descobrirmos que 7 em cada 10 pessoas veem o agro de maneira positiva. E também, que o Agro é um dos setores mais admirados do País.

No segundo bloco, estamos considerando os alertas que a pesquisa nos trouxe, dentre eles, um dos que deve nos preocupar, é que a faixa etária com maior incidência das pessoas com tendência a serem desfavoráveis ao setor e que apresentam propensão a boicotar o agro é de 15 a 29 anos. Ou seja, os jovens de hoje podem ser os detratores de amanhã. Por isso, é preciso agir e muito rápido.

E, no terceiro bloco, temos uma grande janela de oportunidade para que o agro finalmente se comunique com a sociedade urbana.

BioJournal - Qual é o objetivo principal da pesquisa?

O principal objetivo da pesquisa é entender as percepções dos brasileiros sobre o agro e, a partir deste ponto de partida, desenhar a estratégia e planos de ação para uma comunicação bem estruturada e perene.

BioJournal - Como a pesquisa foi estruturada?

Foram doze meses de trabalho, sendo dois deles dedicados ao planejamento e dez de execução. O projeto foi dividido em cinco grandes etapas que contemplaram diversas atividades que foram executadas por um grupo de trabalho formado por quinze profissionais de diversas áreas, como marketing, reputação, comunicação, academia e outras.

BioJournal - Por que a pesquisa é considerada pioneira?

Ela é pioneira em razão do escopo, das fases executadas e da sua abrangência. Para dar uma ideia da dimensão desta pesquisa, 4.215 pessoas em todo o Brasil responderam a um questionário composto de 37 blocos de perguntas que permitem uma infinidade de análises. A amostra representa todos os estratos da população brasileira, além de todos os estados terem sido cobertos.

BioJournal - Como os dados levantados serão utilizados pelo Movimento?

De muitas formas, mas especialmente para desenhar a estratégia de comunicação que será desenvolvida para conectar o campo à cidade e a cidade ao campo. Também ajudará nas definições do plano de ações que contará com campanhas de propaganda e ações de ativação.

BioJournal - Quais dados mais surpreenderam os organizadores da pesquisa?

O fato de 7 em cada 10 pessoas verem o agro de maneira positiva: essa informação muda muito do que se tinha como ponto de partida para a comunicação.

BioJournal - Em relação aos aspectos negativos apontados estão em evidência o uso de agrotóxicos e os problemas ambientais. Como trabalhar esses conceitos?

Esta informação está no primeiro bloco, em que estão as constatações e as boas surpresas: embora tenha aparecido e citado, o uso de agrotóxicos e os problemas ambientais não estão tão evidentes e não apareceram na proporção com que se imaginava. Os conceitos serão trabalhados por meio da comunicação, que levará informação e conhecimento baseados em ciência e em fatos.

BioJournal - Como o setor pode usar a pesquisa para melhorar ainda mais essa percepção?

A pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro” é um bom começo e início de uma grande jornada de trabalho, que neste momento está sendo planejada. Mas, é preciso que toda a cadeia produtiva se una e trabalhe com o mesmo objetivo: tornar o agro ainda mais admirado por toda a população brasileira. Tornaremos o agro uma paixão nacional, como são o futebol e o Carnaval.

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.