Tiramos o dia para conhecer os trabalhos na Expo City Farm, que apresenta soluções sustentáveis para a agricultura.
Vimos plantações de alface, repolho, acelga, manjericão, temperos, plantas medicinais e plantas de cobertura.
Tem a área dos super grãos como milheto, quinoa e sorgo que são mais resistentes a temperaturas elevadas. Todos eles são considerados super alimentos, tanto é que devido a importância, a ONU reconheceu 2023 como o Ano Internacional do Milheto.
As explicações para quem visita são pautadas em como a produção sustentável pode ajudar a reverter as mudanças climáticas. Aqui eles nos explicam que o solo tem o potencial de sequestrar cerca de 80 bilhões de toneladas de carbono por ano globalmente.
Entramos no sistema hidropônico que não utiliza luz solar e nem solo para produzir. Com a capacidade de controle do ambiente, segundo a empresa, a redução do uso da água em relação a uma agricultura convencional chega entre 95 e 99%, ou seja, 1 quilo de alface usa 200 litros de água a menos.
Foi um dia de entrevistas para o nosso Koppert BioTalks, especial COP28. Falamos com o gerente de desenvolvimento de negócios do Landbanking Group, Felipe Villela, que apresentou as oportunidades para a agricultura brasileira ser reconhecida como um grande ativo ambiental. Em breve nas plataformas digitais Koppert!
Por: Renata Maron