O número de aprovações de produtos de base biológica para o controle de pragas e de doenças na agricultura vem crescendo no país. De acordo com dados da Anvisa, em 2022 foram finalizadas as análises de um total de 157 pedidos deste tipo, representando um aumento de 70% em relação às solicitações concluídas em 2021. Segundo a Agência, o crescimento na quantidade de avaliações para fins de registro de produtos destinados ao controle biológico na agricultura pode ser considerado um marco. Confira no gráfico abaixo a evolução do número de aprovações desde 2016.
A análise desses produtos é realizada de forma prioritária, sendo que o tempo médio atualmente praticado pela Anvisa para a conclusão desse tipo de análise é de quatro meses. A série histórica, referente aos pedidos analisados e aprovados pela Agência, demonstra uma mudança de comportamento do mercado ao longo do tempo, quanto à adoção dessas práticas no combate de pragas agrícolas.
Verifica-se uma tendência de crescimento na adoção desse tipo de tecnologia pela agricultura brasileira. Prova disso é que, nos últimos anos, no Brasil, houve um aumento expressivo de registros de produtos com a finalidade de controle biológico de pragas na agricultura. Só em 2019, o mercado nacional desse tipo de produto movimentou R$ 675 milhões, crescimento da ordem de 15% em relação a 2018, e acima da média estimada de crescimento internacional, conforme apontou, em 2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).