Categoria: Notícias
Data de publicação: junho 03, 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente - Restauração do Ecossistema

Dia Mundial do Meio Ambiente - Restauração do Ecossistema

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemoramos o marco de uma década de restauração de ecossistemas. A vitalidade e a diversidade dos ecossistemas da Terra são a base do bem-estar e da prosperidade humana, ainda assim, estamos destruindo esses recursos preciosos de formas alarmantes. A Década de Restauração de Ecossistemas da ONU é uma oportunidade para ajudar a virar o jogo e dar um futuro sustentável às pessoas e à natureza.

Restauração das terras agrícolas

A forma que estamos usando muitas terras agrícolas está acabando com sua vitalidade. O uso excessivo de agroquímicos e fertilizantes estão poluindo as vias navegáveis e diminuindo a qualidade do solo, e os pesticidas estão prejudicando insetos, como as abelhas, que polinizam muitas lavouras.

Nosso objetivo é ajudar produtores de todo o mundo a restaurar os ecossistemas agrícolas, utilizando a natureza para melhorar a produtividade agrícola. Na última década, um número cada vez maior de agricultores tem optado por soluções naturais como o controle biológico. Usar rotações de cultura e cultivar safras mais diversas, incluindo árvores, e integrá-las à criação de gado, pode restaurar a biodiversidade e fornecer dietas mais nutritivas. Práticas de agricultura sustentáveis ajudam a reconstruir os estoques de carbono orgânico e os micro-organismos que absorvem água e mantêm a fertilidade natural dos nossos solos.

Nossa contribuição para a restauração de terras através dos (ODSs da ONU):

Em 2015, os (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas) apresentaram ao mundo um plano para chegar a um futuro mais sustentável e melhor para todos. Os 17 objetivos focam na pobreza, fome, educação, desigualdade de gêneros, água limpa e outras questões importantes.

Controlar pragas e doenças na estufa, usando ácaros predadores e microvespas; fazer com que as plantas sejam mais resilientes ao usar fungos no solo e introduzir abelhas, para melhorar a polinização, direta ou indiretamente, fizeram com que fosse possível uma redução significativa do uso de substâncias químicas na horticultura e na agricultura, assim, melhorando o ecossistema.

O Objetivo 2 visa acabar com a fome, alcançando a segurança alimentar e nutrição melhorada, e promovendo a agricultura sustentável

Números recentes revelam que mais de um bilhão de pessoas passam fome todos os dias. Estatísticas globais também mostram que, todo ano, perde-se de 30 a 40% da produção agrícola e hortícola por causa de pragas e doenças. Nosso portfólio de soluções biológicas oferece aos produtores uma gama de soluções sustentáveis e seguras que combatem pragas e doenças. Oferecemos alternativas macro e microbiológicas para que os produtores possam cultivar frutas, vegetais e outras safras livres de resíduos.

Nossos produtos funcionam tanto acima do solo quanto ao redor do sistema radicular, em uma abordagem holística que promove a saúde da planta, dos produtores e seus funcionários, e a dos consumidores.

Promovemos ativamente práticas de gestão integrada das safras tanto no mundo desenvolvido quanto para pequenos produtores em países menos desenvolvidos, compartilhando o nosso conhecimento com organizações sem fins lucrativos, centros de pesquisa e a academia para chegar aos produtores de todos os cantos do planeta. Dentre outros projetos sociais, a Koppert Foundation oferece treinamento em gestão integrada de pragas para agrônomos que aconselham os produtores locais sobre práticas sustentáveis de proteção de plantas.

O Objetivo 15 visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerenciar florestas de forma sustentável, combater a desertificação, deter e reverter a deterioração da terra e parar a perda de diversidade

Nós desempenhamos um papel direto ou indireto em fazer com que os produtores e outras partes interessadas da agricultura fiquem cientes dos riscos envolvidos no uso de substâncias químicas para o controle de pragas e doenças, fertilização e outros procedimentos agrícolas. Nós fazemos isso por meio do desenvolvimento de alternativas sustentáveis que vêm da própria natureza, usando macro e micro-organismos para restaurar e promover práticas de agricultura sustentáveis e, ao mesmo tempo, conservar a biodiversidade.

Leia mais sobre a nossa contribuição para a restauração de terras através dos ODSs da ONU aqui:
https://www.koppert.com/about-koppert/sustainable-development-goals/

Nós podemos prevenir, deter e reverter a deterioração dos ecossistemas, mas um indivíduo ou entidade não conseguirá fazer isso sozinho. Nós só vamos ser bem-sucedidos se todo mundo fizer sua parte, participar e se envolver.

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.