Categoria: Notícias
Data de publicação: dezembro 05, 2019

Controle biológico pode reduzir em até 15% os custos de produção de cana-de-açúcar

Controle biológico pode reduzir em até 15% os custos de produção de cana-de-açúcar

O uso do controle biológico, além dos benefícios ambientais e à saúde, também pode reduzir consideravelmente os custos de produção. No caso da cana-de-açúcar, cultura para qual a Koppert tem um portfólio completo de produtos, a queda nos gastos podem chegar a 15%, quando comparados com os do cultivo convencional.

De acordo com Vinícius Lopes, gerente comercial em cana da Koppert do Brasil, essa economia ocorre porque a cultura da cana é semiperene, com grandes ciclos produtivos.

“Essas características favorecem o uso dos produtos biológicos por terem um residual maior, aumentando a possibilidade de fazer menos aplicações. Além disso, os biológicos tendem a ser mais baratos que os químicos”, explica Vinícius.

O controle biológico para cana é utilizado há muitos anos no Brasil e sua efetividade já está mais que comprovada. São utilizados tanto macro quanto microbiológicos no combate de várias pragas e doenças, porém o mais conhecido é o controle da broca-da-cana (Diatraea saccharalis), que é feito com o Trichogramma galloi (Galloibug), uma microvespa parasitóide de ovos que evita o ataque da broca nos colmos da planta.

Com três produtos específicos para várias pragas e doenças da cana, a Koppert tratou, na safra 2017/18, 2 milhões de hectares de cana, um aumento de 160% em relação à temporada anterior. Mesmo com o avanço, Lopes acredita que o uso do controle biológico pode ser ainda mais expressivo na cultura. Os biodefensivos para o controle de pragas e doenças em cana-de-açúcar são: Galloibug, que atua sobre a broca-da-cana, o Metarril, inseticida que controla a cigarrinha da raiz e o Trichodermil, fungo com ação fungicida e nematicida.

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.