Categoria: Notícias
Data de publicação: julho 08, 2020

Manejo do mofo-branco deve ser preventivo no inverno, para garantir as safras de verão

Manejo do mofo-branco deve ser preventivo no inverno, para garantir as safras de verão

O mofo-branco é uma doença causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, conhecido mundialmente por ser muito agressivo e ter cerca de 400 culturas hospedeiras.

Apesar de não afetar muitas culturas de inverno, o manejo do mofo- branco também deve ocorrer nesse período, de forma preventiva, para garantir a qualidade das safras de verão, principalmente no Sul do Brasil.

Segundo o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Murillo Lobo Junior, o fungo pode causar perdas totais nas lavouras, se não for manejado corretamente.

Para se reproduzir, o mofo-branco precisa de umidade e baixas temperaturas, e nessas condições, fixa seus escleródios (estruturas de sobrevivência do fungo) no solo, onde podem permanecer por até 15 anos. “O manejo desse fungo é preventivo e necessita de várias práticas culturais que são providenciadas antes do plantio como formação de palha, escolha correta das sementes, época de plantio e medidas de controle integrado como o uso de fungicidas biológicos”, explica o pesquisador.

De acordo com o representante comercial da Koppert no Sul, Márcio Sgarbossa, nesse período de inverno, deve ser feito o controle com o Trichodermil 1306 (Trichoderma harzianum), para reduzir o inoculo da doença, controlando assim o escleródio e garantindo a qualidade do solo para as culturas como as de soja e feijão, que serão plantadas no verão. O Trichodermil 1306 é um biofungicida que possui alta eficiência no controle do mofo-branco.

“Com uma ou duas aplicações de Trichoderma harzianum, são eliminados até 70% dos escleródios e o efeito é cumu-lativo, se forem feitas em safras consecutivas. É a forma maisrápida de se conseguir um resultado importante em curto prazo”, orienta Lobo Junior.

Fazenda.jpeg
Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.