Anticarsia gemmatalis

Lagarta da soja

Geral

A lagarta-da-soja, Anticarsia gemmatalis é considerada a principal desfolhadora nas Américas e é uma das espécies mais comuns na cultura da soja. Sua época de ocorrência está correlacionada à latitude onde se encontra localizada a lavoura, tendo sido observado que os ataques ocorrem antes nas latitudes mais baixas, enquanto no sul do país os ataques são mais tardios. Atacam Alfafa (Medicago sativa), Algodão (Gossypium hirsutum), Amendoim (Arachis hypogaea), Arroz (Oryza sativa), Batata(Solanum tuberosum), Brócolis (Brassica oleracea L. var. itálica), Cana-de-açúcar (Sacharum officinarum), Couve (Brassica oleracea), Couve-flor (Brassica oleracea var. Botrytis), Ervilha (Pisum sativum), Feijão (Phaseolus vulgaris), Fumo (Nicotiana tabacum), Mandioca (Manihot esculenta), Maracujá (Passiflora edulis), Milho (Zea mays), Seringueira (Hevea brasiliensis), Soja (Glycine max).

Aparência e ciclo de vida

Os ovos são esféricos, inicialmente verdes e tornando-se marrom avermelhados com o passar do tempo. São depositados, normalmente, na face inferior das folhas isoladamente, poucas vezes são depositados nas hastes e pecíolos. A oviposição é feita durante a noite, com maior intensidade entre 21 e 23h. Quando a temperatura diminui e a umidade aumenta, as posturas tornam-se maiores. As lagartas são verdes, variando do verde claro ou escuro, estas eclodem após 2 ou 3 dias após a oviposição. Durante o período larval, geralmente, compreende 5 ou 6 instares, podendo variar até 8 instares. Possuem quatro pares de pernas no abdômen, duas delas vestigiais. Com isso, se locomovem medindo palmos e, podem ser confundidas com lagartas pequenas da falsa-medideira (Chrysodexis includens). As lagartas maiores do que 15 mm, podem ser verdes ou pretas e apresentam três linhas longitudinais brancas no dorso e quatro pares de pernas abdominais, além de um par terminal. A pupa é verde-clara, tornando-se marrom escura e brilhante com o decorrer do tempo. A duração do estágio de pupa varia de acordo com a temperatura. Quanto maior a temperatura, menor o período de pupa. Os adultos apresentam cor marrom-acinzentada. Uma característica é a presença de uma linha que cruza ambas as asas diagonalmente. Durante o dia, estas mariposas podem ser encontradas em locais sombreados na base das plantas. O ciclo de vida completo dura de 33 a 34 dias, podendo ocorrer 4 ou 6 gerações anuais.

Sintomas e danos

As lagartas mais jovens raspam as folhas, causando pequenas manchas claras, inicialmente perfurando as folhas, mas deixando as nervuras centrais e laterais intactas. O consumo foliar nos três primeiros estádios (lagartas até 10 mm) corresponde a 5% do consumo total durante toda sua vida. Do quarto ao sexto estádio, as lagartas consomem aproximadamente 95% do total, que corresponde a 100 a 120 cm2 por lagarta. Se não controlado no momento oportuno, esse inseto pode provocar desfolhas elevadas (> 30%), causando perdas de produtividade da cultura. Em condições de altas infestações ou escassez de alimento torna-se escura. Sua ocorrência é maior entre novembro e março, e seu pico populacional dá-se em janeiro e fevereiro, conforme a região. A desfolha causada pela lagarta-da-soja pode chegar a 100% se não controlada a tempo.

Como controlar a Lagarta da soja?

A Koppert fornece diversas soluções para o controle biológico da praga Lagarta da soja.

Entre em contato com um especialista da Koppert

Koppert Biological Systems

Thanks for your request!

Something went wrong, please try again

Quer saber mais sobre nossa empresa e produtos? Entre em contato com um dos nossos especialistas.
Produzimos produtos e soluções para agricultores

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de privacidade e Termos de serviço da Google.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de privacidade e Termos de serviço da Google.

Assine nossa newsletter

Receba notícias da Koppert do Brasil na sua caixa de e-mail

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de privacidade e Termos de serviço da Google.
Rolar para o topo