Categoria: Notícias
Data de publicação: dezembro 14, 2024

Com tecnologia e inovações para o campo, Koppert oferece sistema integrado para manejo da Cana-de-açúcar

As pragas e doenças podem reduzir a produtividade da cana-de-açúcar em até 60%, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). No campo, pragas, doenças e nematoides têm sido responsáveis por impactos negativos no setor canavieiro, especialmente devido ao efeito sinérgico entre esses fatores, que amplifica prejuízos.

Neste cenário, o uso de biodefensivos surge como uma alternativa para o enfrentamento das principais pragas e doenças da Cana-de-açúcar – e que podem ser utilizados no manejo integrado (MIP), acompanhados por outras soluções.

Na safra 2023/2024, o mercado de controle biológico no Brasil registrou crescimento de 15% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 5 bilhões. O uso de biodefensivos apenas nos canaviais já ultrapassa os 12% da área total com controle biológico no País, de acordo com a Croplife Brasil, entidade que representa o setor de defensivos agrícolas.

Segundo Marcelino Borges de Brito, Gerente de Desenvolvimento Agronômico e de Mercado da Koppert Brasil, o Sistema Integrado Koppert (SIK) torna a lavoura mais resistente ao ataque de pragas e doenças, promovendo a ecoeficiência e a sustentabilidade de maneira rentável e produtiva. “O uso de biodefensivos contribui diretamente para o manejo de resistência de pragas e doenças as moléculas químicas, permitindo uma proteção eficaz da planta, o que aumenta sua rentabilidade. Os produtos biológicos também promovem a resistência natural do ambiente contra o ataque de pragas e doenças, trazendo equilíbrio ao ecossistema. Esse fator irá aplicar a eficácia agronômica no curto, médio e longo prazos", explica.

A Koppert, líder global em controle biológico, oferece um portfólio completo para o cultivo da Cana-de-açúcar, formado por produtos para plantio, controle de pragas e doenças, inoculantes, bioativadores, biodefensivos micro e macrobiológicos, além de monitoramento, liberação por drone e app de compatibilidade.

Trichodermil

O Trichodermil (Trichoderma harzianum 1306) é um biofungicida e bionematicida de alta performance, que age como um escudo protetor de raízes no cultivo das plantas. O biodefensivo controla nematoides e fungos de solo, o que aumenta a sua produtividade – graças às suas raízes mais extensas e mais resistentes - além de inibir o desenvolvimento de microrganismos fitopatógenos, que competem por espaço e por recursos nutricionais com as plantas. Com formulação altamente tecnológica, pode ser utilizado nas fases de plantio e de corte de soqueira.

Terranem

Já o Terranem se destaca por ser um revolucionário bioinseticida formulado com nematoides entomopatogênicos (Steinernema carpocapsae) e indicado para o controle do bicudo da Cana-de-açúcar (Sphenophorus levis). Trata-se de uma inovação na agricultura brasileira, que sempre teve os nematoides como pragas de solo. O Terranem possui em sua formulação altíssima tecnologia, proporcionando condições ideais para que os nematoides ajam, além de ótima aplicabilidade em campo. Sua aplicação via drench consiste na pulverização diretamente nas raízes das plantas.

Galloibug

O Galloibug (Trichogramma galloi) funciona de forma preventiva para o controle da Broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis). O produto elimina a praga logo em sua fase de ovo, o que garante rápida diminuição de sua população, proteção da produtividade e qualidade do canavial. No funcionamento do produto, as fêmeas da microvespa parasitoide localizam os ovos da Broca e depositam os seus no interior dos ovos da praga, interrompendo o ciclo de desenvolvimento do inseto-alvo e dando origem a novas vespas, que irão parasitar novos ovos da praga.

Precisa de ajuda?