Uma Jornada em Direção a Produção Sustentável de Soja: A Certificação RTRS
Por: Renata Maron
Este foi o tema do episódio #38 do nosso Koppert Biotalks, onde abordamos os benefícios da certificação RTRS para uma produção mais sustentável.
A RTRS - Round Table on Responsible Soy Association - avalia 108 indicadores, incluindo conformidade legal, boas práticas empresariais, condições de trabalho responsáveis, relações comunitárias, responsabilidade ambiental e boas práticas agrícolas. "É uma certificação global alinhada com parâmetros de sustentabilidade, os principais objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e as linhas estratégicas para o desmatamento zero e conversão zero", explica Luiza Bruscato, Diretora Executiva da RTRS.
Esta certificação permite que os produtores acessem mercados mais estratégicos que pagam mais pelos seus produtos. "Hoje, os biológicos permitem que o produtor utilize uma ferramenta para o tratamento de sementes, controle de pragas e doenças, ao mesmo tempo em que obtém um retorno sobre o investimento. As pesquisas com biológicos evoluíram consideravelmente", observa Marcelino Borges Brito, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Koppert.
A RTRS avalia a proteção do meio ambiente, a melhoria da qualidade do solo e da água, a redução da poluição e dos resíduos. Muitas propriedades rurais brasileiras já seguem estas diretrizes, tornando o processo de certificação rápido. "Os produtores precisam entrar em contato com um dos nossos organismos de certificação. Atualmente, a RTRS conta com nove organizações de auditorias, sendo seis delas no Brasil", declara Luiza.
"Um dos indicadores para a certificação RTRS é a redução do uso de moléculas sintéticas. Os biológicos podem ser um grande aliado para os produtores e ajudá-los a alcançar a certificação. Hoje, os biológicos entregam resultados semelhantes àqueles obtidos com métodos que utilizam moléculas sintéticas", acrescenta Marcelino.
Os biológicos trazem responsabilidade para o sistema de produção em termos de sustentabilidade, enquanto garantem a rentabilidade para os produtores. O Brasil lidera a certificação RTRS e foi recentemente reconhecido pelo WWF como uma das melhores certificações devido à sua abrangente avaliação de parâmetros e sistemas de verificação e monitoramento de dados. "É a principal certificação mundial para a soja sustentável e responsável", afirma Luiza.
"O Brasil é o maior mercado e líder em certificações. Temos mais de 300 produtores certificados, com mais de 6,3 milhões de toneladas certificadas apenas no Brasil, equivalente a 1,6 milhão de hectares", revela Luiza. Na Índia, há também muitos produtores certificados, totalizando 77 mil produtores, que representam aproximadamente 273 mil hectares.