Categoria: Notícias
Data de publicação: novembro 25, 2024

Artigo: Abelhas: Chave para o equilíbrio ecológico e aumento da produtividade na agricultura

Por: Renata Maron

A produtividade agrícola e a biodiversidade estão intrinsecamente ligadas aos polinizadores, tais como as abelhas que desempenham um papel crucial na polinização de diversos ecossistemas.

Em um estudo realizado pela pesquisadora Denise Alves, da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), a importância destes agentes polinizadores foi comprovada na produção de laranjas.

"Nós vimos que os polinizadores também facilitam muito a produção de laranja. Aumentam consideravelmente e quase dobram a produção de laranja quando a gente compara com flores que não foram visitadas. Não só o aumento de produção que é considerável, mas, para a vida do produtor, é ideal", afirma Denise.

Além disso, as laranjas colonizadas tiveram frutos maiores e com maior conteúdo nutricional, incluindo mais minerais e vitamina C. "Então, a gente vê ali o papel das abelhas ou dos polinizadores na produtividade e manutenção de qualidade", acrescenta.

Em relação à cafeicultura, a pesquisadora participou de um projeto no qual foram introduzidas caixas com polinizadores, incluindo algumas abelhas sem ferrão. "Observamos que houve um aumento de 18% na produção de café nessas fazendas", destaca.

A criação de abelhas sem ferrão no Brasil tem aumentado significativamente nos últimos 10 anos. "Abelhas sem ferrão são quase 600 espécies no mundo todo. No Brasil, a gente tem um pouco mais de 250", explica Denise.

A polinização de ecossistemas pelas abelhas e outros polinizadores é crucial não só para aumentar a produtividade agrícola, mas também para manter a qualidade dos produtos e a biodiversidade. A conscientização e o investimento no manejo integrado de pragas, incluindo o uso dessas espécies, contribuirá para a sustentabilidade agrícola e a preservação dos ecossistemas.

"Nós precisamos desenvolver o manejo integrado de pragas inserindo as abelhas nesse contexto. Quando você fala nesse manejo, você está falando de todo o sistema, seja no manejo cultural, manejo químico ou manejo biológico. Você inserindo a abelha nesse sistema vai perceber a necessidade dessas abelhas", comenta Carmen Pires, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Precisa de ajuda?