A Koppert renovou, neste ano, o compromisso de Empresa Amiga do Citricultor, que reúne companhias ligadas à cadeia citrícola que apoiam ações de sustentabilidade do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) para o controle fitossanitário. Além da Koppert, mais nove empresas do setor agrícola fazem parte da iniciativa.
O programa foi criado em 2015 e, dentre as ações apoiadas estão o manejo conjunto, do qual faz parte o Alerta Fitossanitário, o maior sistema do mundo para o monitoramento da população de psilídeo (inseto vetor do greening), e a educação fitossanitária, que leva informação e atualiza citricultores e profissionais do setor – os eventos online de manejo sustentável do greening, em 2020, atingiram mais de 1.600 pessoas.
O sistema do Alerta Fitossanitário monitora a população de psilídeo em mais de 125 mil hectares de citros por meio de 14,9 mil armadilhas adesivas amarelas georreferenciadas.
Todos os citricultores têm acesso gratuito aos resultados do programa e podem participar com o envio de informações sobre a situação da praga em seu pomar.