Categoria: Notícias
Data de publicação: agosto 10, 2021

AgroBee é a segunda startup residente do Gazebo

Bee sucking nectar out of a yellow flower

Conhecido como “uber das abelhas”, o app tem como principal objetivo proteger as abelhas e beneficiar a produção agrícola sustentável.

A AgroBee é uma startup que conecta produtores rurais que precisam polinizar suas plantações e apicultores, por meio de um aplicativo.

A sinergia entre polinização e controle biológico fez com que a startup fosse a segunda a figurar como residente do Gazebo, hub de inovação da Koppert.

De acordo com o CEO da AgroBee, Guilherme Sousa, a união entre o controle biológico Koppert e as tecnologias de polinização assistida e inteligente da empresa podem gerar um enorme impacto no campo, trazendo produtividade e sustentabilidade para as lavouras brasileiras.

Os clientes da AgroBee, somente com a polinização, tiveram, na safra 2019/2020 de café, um aumento médio de produtividade de 17%, enquanto na soja o crescimento foi de 21%, na safra 2020/2021.

“Com a entrada no Gazebo, esperamos acelerar a implementação de práticas sustentáveis na agricultura brasileira”, explica.

A startup vai participar dos programas de mentoria oferecidos pelo hub, melhorando suas ferramentas de governança interna.

“Vamos também utilizar as conexões disponíveis para alavancar o crescimento ao mesmo tempo em que desenvolveremos novos projetos de pesquisa com foco em produtividade agrícola, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, ampliando substancialmente o pipeline de inovação da empresa”, afirma Andresa Berretta, uma das sócias da AgroBee.”

Gustavo Herrmann, diretor comercial da Koppert, esclarece que as abelhas são um dos maiores indicadores de sustentabilidade no campo, pois elas só sobrevivem em um sistema agrícola equilibrado e em harmonia. “Os insumos biológicos permitem que as abelhas façam seu papel de polinização, pois só combatem as pragas-alvo, diferente dos defensivos químicos.”

A primeira startup residente do Gazebo é a e-Trap que está desenvolvendo uma solução digital de monitoramento remoto de pragas, que permitirá maior eficiência nas tomadas de decisão, facilitando a integração das soluções biológicas ao manejo integrado de pragas e doenças para diversas culturas.