Categoria: Notícias
Data de publicação: setembro 06, 2024

Parceria entre Koppert e Dutcham abre portas para colaboradores na Orange Academy

A Koppert, em colaboração com a Dutcham – associação sem fins lucrativos fundada em 1952 com o objetivo de promover e auxiliar negócios comerciais e investimentos entre a Holanda e o Brasil – anunciou a participação de seu Coordenador de Comércio Exterior, Pedro Henrique Chinaglia, na Orange Academy. Esta iniciativa visa capacitar profissionais através de um programa abrangente de desenvolvimento e treinamento.

Pedro Henrique Chinaglia, Coordenador de Comércio Exterior da Koppert, compartilhou suas experiências e impressões sobre a Orange Academy. “Houve um processo seletivo de ambas as partes, a Orange Academy e a Koppert, visto que era necessário atingir alguns critérios para a seleção, além do comprometimento com o curso em si. Já com relação ao sentimento de conseguir a vaga, em um primeiro momento, fiquei honrado pela empresa ter optado pela minha elegibilidade e, posteriormente, um sentimento de felicidade e gratidão por representar a Koppert em um evento tão importante e poder aprender com os profissionais da Dutcham,” destacou Pedro.

O programa da Orange Academy é dividido entre aulas presenciais e online. Pedro destacou que a primeira impressão foi marcante, pois havia diversas pessoas de diferentes empresas, além dos próprios profissionais da Dutcham, em sua maioria, holandeses. Ele mencionou que a recepção calorosa dos integrantes do programa, o networking, a possibilidade de ser visto, de poder evidenciar a Koppert e trocar experiências foram aspectos muito significativos para ele ao iniciar o curso.

Ao longo do programa, Pedro desenvolveu uma variedade de habilidades e conhecimentos. “Nós tivemos aulas durante 8 semanas. Tais aulas possuíam diversos temas, como Estratégia, Liderança, Finanças, entre outros. De um modo geral, cada aula, particularmente, teve a sua contribuição para o meu desenvolvimento profissional, afinal vivemos em tempos dinâmicos, onde tudo ao nosso redor muda muito rápido. É importante para qualquer profissional conhecer um pouco de tudo e sair da zona de conforto,” afirmou.

Um dos aspectos mais desafiadores e gratificantes do programa foi o projeto final em que Pedro participou. Ele explicou que o objetivo do Orange Academy era apresentar um projeto específico com o tema ‘Água’. A metodologia utilizada foi de Business Case, ou seja, era necessário criar uma proposta prática e viável em questões de aplicabilidade e de financiamento. O tópico específico do projeto de Pedro foi chamado de Every Drop Counts. Ele descreveu como montar um projeto com esse tema foi desafiador e edificante, destacando que o trabalho em grupo foi fundamental para o sucesso da iniciativa. Sobre a qualidade do ensino, Pedro foi enfático: “Excelente. Admito que isso foi uma das coisas que mais me impressionou no programa. A Orange Academy possui instrutores muito qualificados, e tivemos contato com diversos CEOs e renomados profissionais de grandes empresas ao redor do mundo. Pudemos contar com a presença do Embaixador da Holanda no Brasil, André Driessen, sendo uma honra poder ter tido aula com ele”.

Pedro também enfatizou outros aspectos importantes. Ele ressaltou que o networking foi uma das experiências mais enriquecedoras, proporcionando uma visão de futuro onde o esforço contínuo para buscar conhecimento além da “bolha” profissional é fundamental. Pedro explicou que o programa exigiu superação de desafios através da comunicação e do trabalho em equipe. A divisão em grupos para criar um Business Case foi particularmente desafiadora, mas contou com o suporte essencial de um ‘Coach’. Segundo ele, a comunicação eficaz foi crucial para entregar o projeto dentro do prazo e com alta qualidade. Além disso, Pedro destacou como a Orange Academy foi crucial para sua preparação profissional, oferecendo aprofundamento em habilidades técnicas e fortalecimento das habilidades interpessoais por meio do projeto colaborativo “Every Drop Counts”. Ao ser perguntado sobre o aspecto mais gratificante de sua experiência, Pedro disse: “A apresentação final do projeto foi feita de forma presencial para 5 jurados e centenas de pessoas. Poder falar em público, apresentar seu trabalho e mostrar o resultado de 8 semanas de intenso estudo foi tudo muito gratificante.”

A parceria entre Koppert e Dutcham, representada pela participação de Pedro Henrique Chinaglia na Orange Academy, exemplifica o compromisso da empresa com o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e a busca por inovação no setor.