Com o objetivo de trazer novas informações e dar mais visibilidade para a sustentabilidade no agronegócio, a Koppert e o Canal Rural produziram a série “Tecnologia Viva”. A coprodução rendeu dez episódios, cada um com 11 minutos. Em cada capítulo, o público conhecerá a fundo o vasto universo do controle biológico. O projeto apresenta de forma simples e clara como se dá a propagação dos macro e micro-organismos nos laboratórios e posteriormente nas modernas e inovadoras fábricas de agentes de controle biológico. A série mostra ainda os resultados de produtores que já utilizam essas tecnologias e alcançam aumento da produção e redução de custos, entre outros benefícios. Os primeiros episódios já podem ser vistos no YouTube.
Quinzenalmente, os episódios focam em temas como: ciclo de vida, produção de macro e microbiológicos, logística, tecnologia de aplicação, inovação, regulamentações, agricultura sustentável, mercado interno e exportação. “O nosso objetivo é mostrar que o agronegócio já está produzindo de forma sustentável e rentável. A série permite falar não só com os produtores rurais, mas também com o consumidor final, que pode entender melhor como é produzido o alimento que chega na sua mesa”, explica Jaqueline Silva, diretora de programação do Canal Rural e que também está à frente da série como apresentadora.
Para Jaqueline Antonio, gerente de comunicação e marketing da Koppert, a série é uma forma de mostrar a evolução e a qualidade dos bioinsumos, desde sua produção, transporte e tecnologias de aplicação “Queremos que todos os produtores, e também o público urbano, entendam que é possível produzir alimentos, fibras e energia em harmonia com a natureza, respeitando cada ecossistema, e de forma acessível.”
Segundo Silva, a receptividade do público tem sido positiva. “A resposta está sendo muito boa, estão curiosos ainda sobre o tema, mas entendendo melhor. Afinal a utilização de organismos vivos mostra um universo de possibilidades agora e para o futuro.”