Categoria: Notícias
Data de publicação: setembro 29, 2023

Combatendo a perda e o desperdício de alimentos: Tomando medidas para transformar sistemas alimentares

A perda e o desperdício de alimentos representam desafios imediatos no sistema alimentar global, pois perpetuam crises humanitárias, tensões econômicas e a degradação ambiental. Infelizmente, entre 691 e 783 milhões de pessoas passaram fome em 2022 (FAO, 2023).

Embora os alimentos sejam perdidos ou desperdiçados em todas as partes da cadeia, um contribuinte significativo para esta crise são os danos causados pelas pragas e doenças nas culturas. A FAO estima que até 40% da produção agrícola mundial é anualmente perdida devido as pragas, já com as doenças das plantas, o custo à economia global ultrapassa 220 bilhões de dólares e os insetos invasores causam perdas superiores a 70 bilhões de dólares.

Na Koppert, estamos conscientes destas perdas e desempenhamos cada vez mais um papel fundamental na promoção de práticas de cultivo sustentáveis, reduzindo a entrada de substâncias nocivas nos agro ecossistemas, apoiando os agricultores para aumentando a rentabilidade e qualidade dos seus produtos.

Proteção biológica de culturas: Defendemos o uso de produtos biológicos de proteção de culturas e microrganismos benéficos para controlar naturalmente as pragas. Esta abordagem minimiza a necessidade de pesticidas químicos, reduzindo de maneira eficaz as perdas de colheitas e garantindo a qualidade dos produtos colhidos.

Melhorando a polinização: Os polinizadores, como as abelhas, são indispensáveis ​​para a reprodução de inúmeras culturas. Nossas soluções de polinização natural aumentam as taxas de polinização, permitindo que os agricultores obtenham maiores rendimentos agrícolas, mitigando assim o risco de perdas devido à polinização inadequada.

Fortalecendo a saúde das culturas: Nossos produtos fortalecem as defesas naturais das culturas, tornando-as mais resistentes contra doenças e estresses ambientais. Esta abordagem capacita os agricultores a prevenir proativamente perdas de colheitas decorrentes de vários fatores, incluindo condições climáticas adversas e agentes patogênicos transmitidos pelo solo.

Abordar a perda e o desperdício de alimentos é papel fundamental na transformação dos sistemas agroalimentares, melhorando a disponibilidade de alimentos, reforçando a segurança alimentar e ao mesmo tempo aumentando sua resiliência.

Neste Dia de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, continuamos empenhados em apoiar os agricultores em todo o mundo, sendo pioneiros em oferecer soluções sustentáveis ​​para combater esses problemas críticos. Todos os dias, tomamos medidas para transformar os sistemas alimentares, contribuindo para um futuro mais resiliente e próspero para todos.