Felipe Lacerda, gerente de TI da Koppert América do Sul, discute na entrevista a implementação do Microsoft Dynamics 365 Finance & Operations. Ele destaca como a nova versão do ERP melhora a comunicação e o controle financeiro, comercial e de produção, além de integrar CRM e ERP para otimizar o fluxo de informações. Acompanhe ao lado!
BioJournal: Qual a importância da implementação do Dynamics 365 para a Koppert Brasil?
Felipe Lacerda: A nova versão do ERP Microsoft Dynamics 365 Finance & Operations (F&O) oferece uma série de melhorias que são fundamentais para a comunicação interdepartamental e o controle de diversas áreas da empresa, como controladoria, financeiro, comercial e produção. Essa atualização atende a todas as obrigações contábeis e fiscais, garantindo conformidade e precisão nas operações financeiras.
BioJournal: Nessa versão, há a pretensão de integrar as soluções de CRM e ERP do Microsoft Dynamics 365 para melhorar o fluxo de informações entre vendas, finanças, operações e atendimento ao cliente?
Felipe Lacerda: Atualmente usamos um CRM criado especificamente para o negócio Koppert totalmente integrado com a nova versão do D365, mas iremos procurar melhorias que antes não eram possíveis por causa da tecnologia usada no passado.
BioJournal: De que maneira o Dynamics 365 vai se adaptar ao crescimento da Koppert e às necessidades específicas do setor agrícola e biológico em que a empresa atua, além dos colaboradores?
Felipe Lacerda: Melhoria na tomada de decisão. Com acesso a dados em tempo real e relatórios avançados, os gestores podem tomar decisões mais informadas e baseadas em dados concretos. A análise preditiva e os dashboards personalizáveis permitem monitorar KPIs e identificar tendências e oportunidades de melhoria.
BioJournal: Quais tipos de análises avançadas e dashboards interativos do Dynamics 365 são esperados para ajudar na tomada de decisões estratégicas na Koppert?
Felipe Lacerda: A conexão entre o Microsoft Dynamics 365 Finance & Operations e o Power BI é uma poderosa combinação que proporciona às empresas uma capacidade avançada de análise e visualização de dados. Isso melhora significativamente a tomada de decisão, aumenta a transparência e eficiência operacional, e oferece uma visão holística do desempenho empresarial.
BioJournal: Quais processos repetitivos e fluxos de trabalho a Koppert pretende automatizar com o Dynamics 365, e quais benefícios de eficiência operacional são esperados?
Felipe Lacerda: A grande mudança foi implementada na automação do armazém, minimizando erros humanos na expedição dos produtos e no controle de uso de matéria-prima na fabricação. Os próximos passos serão a automação de processos repetitivos e a otimização do fluxo de trabalho, o que reduzirá ainda mais os erros humanos e aumentará a eficiência. O ERP ajudará a padronizar procedimentos, garantindo consistência e qualidade em todas as operações.
BioJournal: Quais são os próximos passos e objetivos da Koppert na integração do Microsoft Dynamics 365, e como a empresa pretende maximizar os benefícios das novas funcionalidades e melhorias contínuas da plataforma?
Felipe Lacerda: Os próximos passos incluem aprimorar os processos por meio da melhoria contínua de treinamento e da usabilidade do sistema.
BioJournal: Quando esta implantação está prevista ser finalizada?
Felipe Lacerda: Foi um projeto de dois anos, recentemente concluído.