Por Renata Maron:
A expressão "o mercado de cereais é pujante" é um indicativo da importância da produção de grãos no Brasil, uma vez que se trata de um dos maiores negócios econômicos do país. Contudo, a atenção se volta também para o mercado interno, em especial ao segmento de produtos frescos, frutas, legumes e verduras, que "encontramos todos os dias nas redes de supermercado", destacou Alberto Yoshida, Gerente de Relação Institucional e Novos Negócios da Adubos Real. É fundamental observar que "83% do consumo de FLV passa por um caixa de supermercado", apontou Yoshida.
Isto torna a rastreabilidade essencial, pois permite ao consumidor final conhecer a origem da fruta, legume ou verdura adquiridos. O gerente ainda pontuou que após a pandemia, a saudabilidade ganhou mais atenção e as pessoas passaram a cozinhar mais em casa. Neste contexto, nota-se o exemplo do aumento na produção de ervas e temperos.
As regiões produtoras intensivas, como Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, onde são plantados e colhidas alfaces 365 dias no ano, enfrentam desafios como resistência de fungos e pragas. “Nesta cadeia, os biológicos têm ganhado destaque no controle de fungos de solo, sendo frequentemente mais eficientes que os químicos”, afirmou Yoshida.
Esta conscientização tanto por parte do produtor como do consumidor fica mais evidentes. “Cuidar da natureza com o biológico está começando a fazer todo o sentido", pontuou o entrevistado.