Categoria: Notícias
Data de publicação: dezembro 21, 2021

Projeto Colmeia une Nescafé origens do Brasil e AgroBee

As abelhas são vitais na produção do grão ideal de café e são elas que garantem a produtividade e a excelência dos grãos que se transformam no café da Nescafé origens do Brasil. A Nescafé origens do Brasil lança o “Colmeia”, um coletivo de inovação e produção, que conecta apicultores e agricultores de café, uma parceria revolucionária entre Nescafé e a AgroBee – startup residente do Gazebo, hub de inovação da Koppert -, que está levando colmeias de abelhas para mais de 100 hectares de café em diferentes regiões do Brasil. Com a ajuda das abelhas, a flor do café polinizada possui alta qualidade e maior produtividade dos grãos, assim todo mundo sai ganhando, os apicultores e agricultores aumentam sua renda e produtividade, o meio ambiente sofre menos impacto, desenvolve-se uma agricultura que regenera, protege e restaura o planeta, gerando um grão de café mais puro e saboroso além de contribuir para que as abelhas mantenham todo esse ecossistema vivo e funcionando perfeitamente. As regiões que iniciaram este projeto foram: Chapada Diamantina (MG), São Sebastião do Paraiso (MG) e Serras do Alto Parnaíba (MG). A Nescafé origens do Brasil criou uma edição especial na qual além dos consumidores apreciarem o café proveniente da polinização terão a chance de saborear o mel derivado desta produção. Esse é mais um passo como a jornada de carbono neutro de Nescafé origens do Brasil no café feito pelas mãos da natureza através das abelhas, dos apicultores e produtores de café.

Segundo Andresa Beretta, sócia-fundadora da AgroBee, a parceria é um marco importante para a demonstração dos benefícios das abelhas para a maior produtividade e qualidade de cafés, que tem as abelhas sendo utilizadas de forma inteligente e assistida.

“A parceria com a Nescafé leva o produto e as informações do projeto ao conhecimento do consumidor final. Mostrar os benefícios que as abelhas trazem ao produto, processo e meio ambiente ajuda a criar a consciência de que produtos diferenciados têm outro valor. Essa ação evidencia que é possível produzir mais, melhor e com sustentabilidade”, explica Beretta.