Categoria: Notícias
Data de publicação: dezembro 21, 2021

Cerimônia marca o lançamento da pedra fundamental do SPARCbio

Representantes da Koppert Brasil e Holanda, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Jacto, realizaram em 02 de novembro, o lançamento oficial da Pedra Fundamental do SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control). O prédio será construído na Esalq e vai abrigar as instalações do primeiro centro de pesquisas especializado no desenvolvimento de tecnologias de manejo biológico de pragas e doenças para a agricultura brasileira, fruto de parceria entre a Koppert, Esalq e Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Lançado em 2020, o SPARCBio já funciona nos laboratórios do Departamento de Entomologia e Acarologia e no AgTech Garage, mas com o prédio próprio poderá intensificar o trabalho. Segundo o diretor industrial da Koppert, Danilo Pedrazzoli, o centro de pesquisas traz benefícios a todos os envolvidos. “A universidade ganha com royalties, o governo com impostos de produtos que vierem a ser desenvolvidos e a empresa, com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Vamos deixar de ser replicadores de tecnologia para sermos geradores e disseminadores”, disse. Já o professor José Roberto Postali Parra, que é o diretor do SPARCBio, ressalta a importância da difusão de conhecimento.

“Temos como um dos desafios a mudança de cultura dos produtores rurais brasileiros em relação à competitividade e reprodutibilidade das tecnologias de controle biológico, na comparação com os agroquímicos. Essa quebra de paradigma só será viável com educação e difusão do conhecimento que resultem em maior aceitação dos biológicos.”

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.