
Inédita no mundo, nova tecnologia de alta performance para o controle de doenças de solo e nematoides marca a evolução de um dos primeiros produtos biológicos comercializados no País, o Trichodermil®
Com o início de uma nova safra agrícola no Brasil, o campo se renova mais uma vez com expectativas de recorde em produtividade e rentabilidade. E é neste cenário que a Koppert, líder mundial em controle biológico, lança o Trichodermil FS® (Trichoderma asperelloides 1306), um biofungicida e bionematicida com formulação exclusiva para o tratamento de sementes, que representa um marco na evolução do controle biológico no País.
Com sua inovadora tecnologia BioTSI, o novo Trichodermil FS® oferece dupla proteção, atuando contra fungos de solo e nematoides, e trazendo ganhos reais em desenvolvimento radicular, produtividade, sanidade e vigor das plantas. Já a tecnologia FS (Flowable Concentrate for Seed Treatment) entrega ao agricultor uma série de vantagens práticas, como: baixa dosagem, secagem rápida, alta compatibilidade com outros tratamentos e maior viabilidade e estabilidade do microrganismo, resultado de anos de investimento da Koppert em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O Trichodermil FS® age em doenças como Macrophomina, Fusarium, Rhizoctonia e complexo de nematoides, que podem levar a perdas de 10 a 20% em cada hectare cultivado de diferentes culturas, como soja, milho e algodão, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Seu modo de ação tem início a partir da colonização do sistema radicular das plantas, o que desencadeia um processo de competição com fitopatógenos por espaço e alimento. Em seguida, Trichodermil FS® secreta metabólitos que são capazes de inibir e proteger as raízes da planta contra a ação de fungos de solo e nematoides. Em sua última etapa, o produto atua como um micoparasita, infectando fungos fitopatogênicos causadores de doenças.
“O Trichodermil® (Trichoderma harzianum 1306), lançado em 2007, é um produto símbolo da Koppert no Brasil e responsável por abrir caminhos para o controle biológico em larga escala na agricultura tropical. Agora, com o Trichodermil FS®, damos um novo passo, alinhado à nossa estratégia de crescimento e à missão de tornar as lavouras mais produtivas e sustentáveis, do pequeno produtor ao grande agricultor”, afirma Danilo Pedrazzoli, Diretor Industrial da Koppert América do Sul.
“Ele é o primeiro produto biológico com tecnologia de formulação FS para o tratamento de sementes do mundo e sua formulação foi desenvolvida a partir da integração de diferentes áreas de expertise da nossa empresa. A expectativa é que, já nesta safra, o produto amplie o acesso ao controle biológico, consolidando-se como uma solução eficiente e economicamente viável para o produtor brasileiro”, acrescenta o executivo.
Expectativas para o setor
O lançamento de Trichodermil FS® acompanha um movimento crescente do mercado brasileiro em busca de alternativas sustentáveis ao manejo convencional de doenças de solo. Segundo levantamento da CropLife Brasil, a taxa média de adoção de bioinsumos no País subiu, em média, mais de 10% nas últimas quatro safras. No último Ano-Safra, a soja foi a cultura predominante na adoção de produtos de base biológica, respondendo por 62% das aplicações de bioinsumos, seguida por milho (23%) e cana-de-açúcar (10%).
Principais benefícios do Trichodermil FS® para a nova safra:
- Proteção simultânea contra fungos de solo e nematoides
- Mais proteção às raízes e melhor desenvolvimento radicular
- Maior sanidade das lavouras
- Permite o uso de baixas dosagens
- Incremento em produtividade e rentabilidade
- Facilidade de aplicação e alta compatibilidade com outros tratamentos de sementes