Categoria: Notícias
Data de publicação: janeiro 29, 2021

Santin Gravena, precursor do MIP, passa a ser consultor da Koppert

Santin Gravena, precursor do MIP, passa a ser consultor da Koppert

Santin Gravena, professor, pesquisador e consultor, é um dos expoentes do manejo integrado de pragas
(MIP) e do controle biológico no Brasil. Entomologista e professor aposentado da Unesp/Jabuticabal, é agora consultor da Koppert.
No início dos anos 1970, com a criação do Departamento de Entomologia e Nematologia (DEN) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp/Jaboticabal, foram iniciados os estudos de transformação do controle químico para o MIP, com o objetivo de reduzir os riscos à saúde humana e ao meio ambiente .Desde então, as atividades de extensão e consultoria foram essenciais para a disseminação do conceito do manejo integrado de pragas e seus benefícios econômicos e ambientais, assim como a orientação de alunos de graduação e pós-graduação em estudos sobre as táticas e estratégias desse tipo de manejo.
Após sua aposentadoria como professor, Gravena passou a atuar como consultor do Gconci (Grupo de consultores em citros) com foco em manejo ecológico de pragas (MEP), com ênfase na cultura de citros.
Desde meados de 2020, ele presta consultoria para a Koppert, acompanhando aplicações e experimentos de campo para otimização dos produtos biológicos da empresa.

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.