Spodoptera cosmioides

Lagarta marrom

Geral

A lagarta-marrom ou Lagarta preta da soja, (Spodoptera cosmioides) é um dos principais insetos-praga de diversas culturas agrícolas no Brasil. É uma espécie polífaga, que ataca as culturas da soja (Glycine max), berinjela (Solanum melongena), pimenta (Capsicum spp.) entre outras.

Aparência e ciclo de vida da Lagarta marrom

Os ovos são de cor esverdeada-clara, agrupados de forma irregular, são postos em duas ou três camadas e recobertos por escamas e pelos para proteção dos mesmos. As larvas são polífagas e culturas irrigadas possibilitam maior tempo de sobrevivência da praga. No algodoeiro sua incidência dá-se a partir da fase inicial da emissão de botões florais e durante o florescimento. Alimenta-se de botões florais, frutos, vagens e grãos, propiciando a instalação de microrganismos patogênicos as plantas. A temperatura ideal para seu desenvolvimento varia de 22 a 30 °C. No início do desenvolvimento possuem corpo com coloração marrom, cabeça preta, apresentam três linhas longitudinais de coloração alaranjada e triângulos pretos voltados para o dorso do inseto. Ao decorrer do desenvolvimento, tornam-se pardas e nota-se uma faixa mais escura entre o 3° par de pernas torácicas e o 1° par de falsas-pernas abdominais. As pupas glabras são encontradas no solo, abrigadas dentro de um envoltório pouco elaborado, possuem coloração castanha, medem em torno de 15 a 30 mm de comprimento e largura entre 4 e 5 mm. Os adultos medem, aproximadamente, 40 mm de envergadura. As fêmeas possuem coloração parda com desenhos brancos nas asas anteriores e as asas posteriores são brancas. Os machos tem as asas anteriores amareladas com desenhos escuros. O padrão de asas do inseto é considerado fator de diferenciação sexual entre machos e fêmeas.

Sintomas e danos

Causam desfolha, perfuração dos botões florais e dos frutos, danificação das vagens e grãos acarretando na redução da produtividade.

Entre em contato com um especialista da Koppert

Koppert Biological Systems

Thanks for your request!

Something went wrong, please try again

Quer saber mais sobre nossa empresa e produtos? Entre em contato com um dos nossos especialistas.
Produzimos produtos e soluções para agricultores

Assine nossa newsletter

Receba notícias da Koppert do Brasil na sua caixa de e-mail

Rolar para o topo