Phytophthora infestans f.sp. infestans

Requeima

Geral

A requeima (Phytophtora infestans) também é conhecida como Phytophthora ou mela é a doença mais importante para diversas culturas de importância econômica, como batata, tomate e cacau. Ela ocorre em todas as partes da planta como também em plântulas logo após a emergência, causando lesões marrons que gradualmente espalham-se por todos os tecidos. Ocorre praticamente em todas as áreas produtoras destas culturas.

Ciclo de vida e aspecto da requeima

As espécies do gênero Phytophthora são organismos muito destrutivos que pertencem à espécie Oomycetos, não se tratando de fungos propriamente ditos. Esta espécie desenvolve-se em temperaturas entre 15 e 23°C e com um conteúdo de água superior ao ideal para o crescimento da plantação.

A Phytophthora hiberna nas raízes, tubérculos infectados e bulbos ou no solo em diferentes estágios: como oospórios (esporos de invernagem sexual), esporângios (estruturas especiais que podem germinar diretamente ou produzir zoósporos), clamidospórios (células de micélio de paredes grossas que são resistentes à dessecação) ou micélio. Os zoósporos são formados a partir das estruturas que hibernam e infectam a planta hospedeira. Os zoósporos são esporos com flagelos que os permitem mover-se pela água. Geralmente, a infestação ocorre da raiz até à base, mas também ocorrem casos de infecção direta da base. Os exsudados que escapam das pontas da raiz crescem promovendo germinação e atraindo os zoósporos. Os agentes patogênicos crescem no caule e na superfície da planta, e novos espongióforos (estruturas que contêm esporângios, um tipo de esporos) com esporângios que sobressaem pelos estômatos são formados. Uma infecção secundária é criada ou pelos esporângios germinantes, ou pelos zoósporos produzidos nos mesmos. Para a germinação nas partes das plantas que crescem acima do solo, é necessário que as folhas estejam úmidas.

A dispersão é efetuada por vento e chuva, que causa o regresso do agente patogênico para o solo das plantas infectadas. A dispersão no solo ocorre através da água, visto que os zoósporos podem movimentar-se facilmente através da água. Isto explica porque a doença se espalha mais rapidamente quando o teor de água do solo ou do substrato é superior ao normal ou ideal para o crescimento das culturas.

Como preventir as infestações de Requeima?

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.