Fusarium spp.

Podridão-seca, Murcha de Fusarium, Olho Preto

Geral

Fusarium spp.  se desenvolve em temperatura entre 15º e 25ºC e alta umidade relativa. A umidade relativa mais baixa pode retardar a infecção e o desenvolvimento da doença. A penetração do fungo ocorre por ferimentos na raiz ou penetração direta. O fungo sobrevive nos restos culturais sob a forma de micélio ou conídios, e sob a forma de clamidósporos no solo.

Ciclo de vida do Fusarium spp.

Condições favoráveis para desenvolvimento do patógeno: temperatura entre 15º e 25ºC e alta umidade relativa. Umidade relativa mais baixa pode retardar a infecção e o desenvolvimento da doença. São inoculados através da semeadura ou plantio em solos infestados. A penetração ocorre por ferimentos na raiz ou penetração direta. A reprodução das hifas acontece em condições favoráveis. Aparecem, então, os sintomas iniciais da podridão que posteriormente causa a morte da planta. O fungo sobrevive nos restos culturais sob a forma de micélio ou conídios, e sob a forma de clamidósporos no solo.

Sintomas e Danos

A podridão-seca começa em torno dos ferimentos existentes no tubérculo. As lesões são secas e deprimidas. A região afetada afunda e enruga, podendo formar anéis concêntricos. Os micélios e esporos formam uma massa cotonosa rosada. As lesões internas são escuras com as bordas necrosadas. Nas raízes os fungos provocam encharcamento e posterior morte da planta. Nas folhas, além da murcha, pode ocorrer também o amarelecimento ou bronzeamento das folhas e a morte de folhas mais velhas.

Plantas hospedeiras

Tomate (Solanum lycopersicum), ervilha (Pisum sativum), feijão (Phaseolus vulgaris), mamão (Carica papaya), soja (Glycine max), café (Coffea arabica), algodão (Gossypium), entre outras.

Como controlar o Fusarium spp?

  • Controle cultural.
  • Controle da irrigação.
  • Controle biológico.

Entre em contato com um especialista da Koppert

Koppert Biological Systems

Thanks for your request!

Something went wrong, please try again

Quer saber mais sobre nossa empresa e produtos? Entre em contato com um dos nossos especialistas.
Produzimos produtos e soluções para agricultores

Assine nossa newsletter

Receba notícias da Koppert do Brasil na sua caixa de e-mail

Rolar para o topo