Gonipterus scutellatus

Gorgulho do eucalipto

Geral

O gorgulho do eucalipto (Gonipterus scutellatus) é originário da Austrália e Tasmânia e encontra-se distribuído na África, em vários países da região mediterrânea, na Ásia, América do Norte e na Europa. Na América do Sul, a praga encontra se estabelecida na Argentina, no Chile, no Brasil e no Uruguai. Este inseto ataca os cultivos do gênero Eucalyptus spp.

Aparência e ciclo de vida do Gorgulho do eucalipto

Os coleópteros pertencentes à família Curculionidae, de maneira geral, são caracterizados por apresentarem rostro mais ou menos alongado e antenas do tipo genículo-clavada. Os adultos de G. scutellatus apresentam coloração geral castanho escura, tegumento brilhante com granulação grossa e densa. G. scutellatus distingue-se pela presença das três faixas longitudinais escurecidas um pouco mais apagadas, que permanecem nesta fase. Após emergirem, os adultos de G. scutellatus distribuem-se uniformemente na planta. Eles possuem uma reação característica, de caírem ao chão e permanecerem, durante algum tempo, imóveis, simulando estarem mortos. Quando não se soltam e caem, podem permanecer fortemente agarrados aos ramos. O desenvolvimento biológico de G. scutellatus em temperatura entre 20 e 22°C e umidade relativa entre 55 e 60%, para incubação dos ovos variou de 8-12 dias e o para o período larval de 20-25 dias. Os períodos pré-pupal e pupal tem duração de 18- 20 e 12-15 dias, respectivamente. A longevidade dos adultos pode variar entre 6 e 12 meses, período no qual as fêmeas chegam a pôr entre 700 e 800 ovos, em média, com a freqüência de uma ooteca a cada dois dias. Nestas condições, a oviposição inicia-se após 20-25 dias de alimentação com folhas novas e tenras. De acordo com estudos, a longevidade dos adultos pode atingir dois anos em condição de laboratório.

Sintomas e danos

G. scutellatus é um inseto desfolhador, que causa danos durante os estágios larval e adulto, atacando principalmente o terço superior da planta hospedeira. No primeiro e segundo ínstares, as larvas raspam a superfície foliar, alimentando-se da epiderme e mesofilo, sem perfurar a epiderme oposta. Quando mais desenvolvidas, se alimentam de forma indiscriminada de qualquer área, principalmente das folhas e brotações jovens. Os adultos tendem a se alimentar nas extremidades das folhas e em ramos tenros. As folhas que não são totalmente consumidas tomam o aspecto de queimadas, o mesmo acontecendo com o broto vegetativo. A desfolha ocasionada por larvas e adultos deste inseto reduz a taxa de crescimento anual e o vigor das plantações de Eucalyptus. Ao alimentar-se do broto principal provoca malformações do fuste e redução da altura da planta em torno de 30% de crescimento bianual. Quando as desfolhas são sucessivas durante quatro anos, podem ser detectados até 30% de morte das plantas.

Como controlar o Gorgulho do eucalipto?

A Koppert fornece diversas soluções para o controle biológico da praga Gorgulho do eucalipto.

Entre em contato com um especialista da Koppert

Koppert Biological Systems

Thanks for your request!

Something went wrong, please try again

Quer saber mais sobre nossa empresa e produtos? Entre em contato com um dos nossos especialistas.
Produzimos produtos e soluções para agricultores

Assine nossa newsletter

Receba notícias da Koppert do Brasil na sua caixa de e-mail

Rolar para o topo