Categoria: Notícias
Data de publicação: abril 26, 2018

Koppert apresentou no Simcafé solução biológica para controle da broca-do-café

Entre os dias 17 e 19 de abril a Koppert do Brasil esteve presente, em Franca (SP), ao Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana (Simcafé), considerado o principal evento da cafeicultura nacional e que todos os anos reúne milhares de produtores rurais em busca de informações, capacitações e oportunidades de negócios. O Simcafé foi promovido pela Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec).

Com foco na difusão de conhecimento para auxiliar os cafeicultores na gestão da sua propriedade, o Simcafé contou com uma programação de palestras com temas atuais, ministradas pelos melhores profissionais ligados ao mundo agro. O evento também teve uma feira contando com a presença de dezenas de empresas do setor, trazendo as inovações em tecnologias, insumos, máquinas e implementos agrícolas, entre outras novidades.

Especializada em Controle Biológico de pragas agrícolas, entre outras novidades, a Koppert demonstrou no Simcafé um de seus produtos mais importantes para os cafeicultores brasileiros. “Trata-se do Boveril, um bioinseticida de alta eficiência que, quando usado preventivamente, apresenta controle da praga broca-do-café acima de 80%, além de ser seletivo aos inimigos naturais, ou seja, não traz problemas ao meio ambiente, aos animais e à saúde humana. O produto também é uma excelente opção para realizar o conceito de MIP, o Manejo Integrado de Pragas”, explicou Diego Ramos Bicudo, supervisor da Koppert, empresa com sede em Piracicaba (SP) e que desenvolveu o produto inovador.

Os princípios ativos do Boveril são conídios do fungo Beauveria bassiana, que germinam na superfície do inseto-praga, penetrando em seu tegumento, colonizando-o internamente. A liberação de toxinas no interior deste inseto reduz sua mobilidade até a morte. Todo o processo ocorre em até 12 dias após a aplicação (por pulverização terrestre ou aérea), dependendo das condições climáticas.

A eficiência do fungo no controle da broca-do-café está sendo muito festejada nas propriedades da família de Jean Vilhena Faleiros, que se estendem na área rural da Alta Mogiana pelas cidades mineiras de Ibiraci, Claraval, Cássia e Capetinga. “Eu estou muito satisfeito com o produto. Acho que este ano posso dizer que o Boveril conseguiu sua excelência aqui e, graças ao nosso trabalho conjunto com a Koppert, temos tudo pra fechar com chave de ouro. Estamos na fase final da produção de café e sem broca alguma”, comemorou Faleiros, que também é o gerente geral dos empreendimentos.

“O Boveril veio para acrescentar no manejo da broca do café e pela segunda safra seguida nós temos observado excelentes resultados no campo, sejam dentro do Manejo Integrado de Pragas ou no uso exclusivo do produto nas propriedades que aderiram ao controle biológico”, destacou Fernanda Costa Ferreto, consultora técnica de vendas (CTV) da Koppert para a região da Alta Mogiana.

Segundo a CTV da Koppert Lauanda Gracielle Rodrigues, muitos produtores já chegavam ao estande da empresa perguntando pelo Boveril. “Eles tiraram dúvidas a respeito das doses a serem aplicadas e do que eles poderiam esperar com a utilização do produto. Para controle biológico de broca-do-café não temos nada similar no país como o Boveril. É um ‘produtaço’ para esta cultura, com controle muito agressivo em cima da broca. Nós também conversamos com os produtores a respeito do Trichodermil, outro produto inovador da empresa voltado para controle de nematoides e doenças de solo”, lembrou Lauanda. Ela ressaltou ainda que muitos produtores já sabem que os produtos da Koppert se encaixam no manejo deles.

A empresa levou ao evento, além de Diego Bicudo, Lauanda Rodrigues e Fernanda Ferreto, o também CTV Dennis Dunkl. O estande da Koppert, além de produtores rurais, recebeu a visita de autoridades, com destaque para a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim.

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.